Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cinco alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo

Cinco alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo
Comunidade Materna
jul. 12 - 3 min de leitura
000

Quando o assunto são as crianças, todo cuidado é pouco, não é mesmo? Isso porque existe uma grande preocupação quanto a objetos pequenos deixados ao alcance das crianças que podem ser engolidos.

Na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, foi realizada uma pesquisa que identifica os alimentos responsáveis pela maioria dos casos de engasgos em crianças de até 14 anos.

Os resultados do estudo foram obtidos através de 112 mil atendimentos no pronto-socorro que registraram engasgos num período de 8 anos, entre 2001 e 2009. Com isso foi possível desenvolver uma completa lista com os alimentos que mais causam engasgo, são eles:

Balas:

alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo: Balas

As balas estão no topo da lista dos alimentos que mais causam engasgo nas crianças. Isso porque elas são atraentes graças ao seu açúcar, seu colorido, e a sua variedade de sabores.

Justamente por isso é bom tomar cuidado para que os pequenos não abusem ou possam ingerir balas que ofereçam o risco de provocar o engasgo. Isso sem falar no fato que seu consumo pode prejudicar a saúde dos dentes, visto que são feitas basicamente de açúcar.

Amendoim:

 

alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo: Amendoim

Por incrível que pareça, o perigo deste alimento não está na ingestão, mas sim na aspiração. Também existe o risco da criança colocar vários na boca ou comer muito rápido e sem a devida mastigação e acabar se engasgando.

O amendoim é um grão com muita gordura, de difícil eliminação e também a maior causa de alergia alimentar nos Estados Unidos. Se você for oferecer para seu filho, sirva pouco e fique de olho pois esse é um dos alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo.

Azeitona:

 

alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo: Azeitona

Para servir azeitonas para crianças um grande perigo são os caroços, portanto, o mais seguro é comprá-las sem caroço. No caso das azeitonas com caroço, além do perigo de engasgar, a criança pode morder o caroço e quebrar um dente.

Lembre-se: em todos os casos de frutas com caroço, o ideal é servi-las já sem caroço cortadas em pedaços.

Peixe:

alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo: Peixe

No caso do peixe, a grande preocupação são os espinhos. Então, se o seu filho se alimenta sozinho, você deve orientá-lo para que coma bem devagar, pedaços pequenos e mastigando muito bem.

Se for ainda pequeno, sua atenção tem que ser dobrada. Sendo assim, revise cada porção de peixe, até ter certeza que não tem nenhum espinho.

Outro cuidado que se deve tomar é em relação à procedência do peixe. Isso porque se trata de uma carne rica em vitaminas, proteínas e minerais, recomendada para evitar o colesterol, auxiliar no desenvolvimento do cérebro das crianças e deve ser incluída no cardápio pelo menos três vezes por semana.

Pipoca:

alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo: Pipoca

A pipoca é um grande atrativo para as crianças e pode ser salgada, doce, colorida e é difícil encontrar alguém que não goste. O grande problema dela é que ela é um dos alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo.

Então, se seu filho vai comer pipoca, você deve orientá-lo a comer bem devagar e em pequenas porções, lembrando que o ideal é que a criança só consuma este alimento após os 4 anos de idade. O fato é que quando estamos falando de alimentos perigosos para crianças, todo cuidado é pouco e é preciso estar atento com tudo.

Por isto é importante conhecer a lista dos alimentos perigosos para criança que podem causar o engasgo e estar sempre atenta e ficar de olho.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você