Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Chá de canela na gravidez, sim ou não?

Chá de canela na gravidez, sim ou não?
Comunidade Materna
abr. 2 - 3 min de leitura
000

O chá de canela além de delicioso é também poderoso e indicado para diversas finalidades que vão desde problemas de saúde até mesmo para ajudar no emagrecimento, sua propriedade termogênica atua acelerando o metabolismo e aumentando a queima de calorias mesmo quando em repouso.

As substâncias contidas na canela ajudam a regular a produção, pois evita picos de glicose. Dessa forma, estudos afirmam que o consumo de canela pode ajudar a evitar o diabetes do tipo 2 além de lutar contra o acúmulo de gordura que acontece por causa do excesso de produção do hormônio que se chama insulina.

Além disso tudo, a canela e o seu chá, claro, ainda oferecem mais uma série de benefícios, tais como:

  • Potencializar a digestão;
  • Efeito antibiótico;
  • Auxiliar no combate de radicais livres;
  • Auxiliar no processo de regulagem dos níveis de colesterol;
  • Auxiliar na redução dos sintomas de resfriados e gripes.

Bom, podemos concluir que o chá de canela é excelente para uma grande variedade de fins, porém, há quem afirme que ele não é nem um pouco indicado durante a gravidez. Será que isso é verdade?

Chá de canela aborta ou pode ser tomado durante a gravidez?

Quando uma gestante decide tomar o chá de canela ela pode sim correr o risco de sofrer um aborto. O fato é que muitas mulheres tomam esse chá para acelerar sua menstruação, podendo adiantar o período em até dois dias. Há ainda quem consuma o chá de canela por estar com um mês de atraso na menstruação, porém não sabem que, na verdade, estão grávidas. 

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, mulheres que consumiram a canela em grande quantidade durante a gestação tiveram filhos com problemas de agressividade, grandes déficits de hiperatividade e também falta de atenção. 

Jonathan Steck, um dos pesquisadores que conduziu a pesquisa da Universidade de Edimburgo ainda afirmou que o chá de canela afeta de forma direta o QI do bebê. O consumo da bebida ainda faz com que a mãe transmita à criança os hormônios que são responsáveis pelo estresse e pela tensão, afetando de forma direta o desenvolvimento cerebral da mesma.

É importante lembrar que o chá de canela age aumentando a pressão arterial, aumentando a circulação sanguínea e ainda provocando contrações musculares, que podem afetar de forma direta a área uterina, sendo assim, essa bebida é uma das que são pouquíssimo recomendadas para as mulheres que estão grávidas.

Além do chá de canela, também não são recomendadas bebidas como chá branco, chá verde, chá mate, chá preto, chá de sene, confrei, erva do bicho entre outros. 

Por outro lado, para as gestantes que não abrem mão de um bom chá, a dica é preferir aqueles com efeito calmante, tais como os de camomila, erva-doce, frutas vermelhas, erva-cidreira, entre outros.

Na dúvida, evite tomar o chá de canela durante a gravidez!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você