Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Células tronco do dente de leite

Células tronco do dente de leite
Comunidade Materna
set. 3 - 4 min de leitura
000

 

Conheça os benefícios e o procedimento para a retirada da células tronco do dente de leite das crianças.

A descoberta das células-tronco trouxe uma verdadeira revolução para a medicina. Afinal, elas poderiam ser utilizadas até mesmo no tratamento de doenças sérias como a leucemia. Por isso, as pesquisas não pararam e cada vez foi se descobrindo mais sobre onde elas estão e podem ser obtidas. O cordão umbilical do bebê, logo após seu nascimento é uma grande fonte de célula-tronco, mas pesquisas recentes descobriram que o dente de leite do seu filho também pode ter essa poderosa célula.

Como é obtida a célula-tronco a partir do dente de leite

A célula-tronco do cordão umbilical, que é a que mais conhecemos, é retirada logo após o nascimento do bebê e armazenada de maneira segura e adequada. No futuro ela pode ser usada para combater doenças, de alguém que tenha o sangue compatível e necessite do tratamento.

Já a melhor maneira, de acordo com o portal do Centro de Criogenia Brasil, de retirar a célula-tronco que está no dente de leite é quando esse dente começa a amolecer, na fase dos 5 a 12 anos. A polpa do dente (lugar onde fica a pequena massa viva, que é a célula-tronco), pode ser coletada assim que o dente da criança começa a amolecer. Depois de retiradas, essas células podem ser armazenadas por tempo indeterminado. Isso porque, elas passam por um processo rigoroso e são guardas a 190°C, por isso a importância de sempre buscar um local confiável para fazer todo esse processo.

As células-tronco retiradas dos dentes de leite da criança são semelhantes às encontradas no tecido do cordão umbilical, mas caso o seu filho já tenha perdido os dentes de leite, ainda é possível ter uma segunda chance. É que esse tecido também pode ser retirado do chamado dente do siso. O processo de retirada, nesse caso, acontece no momento da extração do dente do siso, que normalmente acontece entre os 16 a 18 anos.

Benefícios das células tronco retiradas do dente de leite

As células retiradas da polpa do dente de leite são jovens e têm excelente qualidade. Basicamente elas vão ajudar no futuro, principalmente nos tratamentos de doenças degenerativas.

Para entender ainda melhor como elas podem ajudar nesses tratamentos, vale a explicação do que são essas células-tronco. Quando o profissional retira a polpa do dente de leite, vem junto dela vasos de sangue, nervo e as famosas células-tronco. Esse tipo de célula é chamada de multipotente, isso quer dizer que ela pode acabar se transformando em várias outras células, e é isso que ajuda a nossa saúde.

Os tipos de células, que as tronco podem se transformar são capazes de reparar os tecidos cardíacos, musculares, ossos, nervosos e até na superfície ocular. Mas, ao longo do tempo essas poderosas células vão envelhecendo junto com a nossa idade, e podem ter seu potencial diminuído, por isso existe a importância de fazer essa coleta, seja no cordão umbilical, dente de leite ou siso e armazená-la, enquanto ela ainda está nova e de excelente qualidade.

As doenças que podem ser tratadas ao longo do tempo pela células-tronco, de acordo com o portal do StemCorp (Tecnologia de Células- Tronco aplicadas a vida), são inúmeras: problemas de origem cardíacos, lesões nos ossos e tecidos, mal de Alzheimer, Parkinson, Esclerose múltipla, acidente vascular cerebral surdez, problemas nas retinas, entre outras complicações que podem surgir ao longo da vida. 

Então, já sabe, caso você não tenha garantido o armazenamento das células-tronco do seu filho logo depois que ele nasceu, através do cordão umbilical, dá tempo ainda de ter esse poderoso tecido guardado assim que o dente de leite começar a ficar molinho, ou quando o dente do siso for extraído.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você