Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cárie da mamadeira

Cárie da mamadeira
Comunidade Materna
out. 7 - 2 min de leitura
000

 

cárie da mamadeira esta associada ao hábito de a criança dormir sem fazer a higiene bucal, também acontece bastante em crianças até os dois anos por ser comum elas acordarem no meio da madrugada para tomar leite e pegarem novamente no sono sem que seja feita a limpeza dos dentes.

Além de estar associada à falta de higiene, durante a noite a salivação diminui, reduzindo assim a proteção natural que ela exerce sobre os dentes, fazendo com que as bactérias utilizem o açúcar do leite para produzir ácidos que destroem o esmalte do dente.

A cárie pode ser identificada através de manchas esbranquiçadas ou opacas que surgem nos dentinhos. Em alguns casos, crianças com cárie da mamadeira podem perder os dentes de leite, daí a importância das visitas ao odontopediatra.

Para prevenir, procure não adoçar a mamadeira da noite e escove os dentinhos da criança com um pouco de pasta sem flúor. Você não precisa ficar desesperada se uma noite ou outra a criança adormecer antes da escovação, o que não pode é virar rotina.

Na introdução da alimentação ao seu bebê, você já pode oferecer os sucos e a água em copos compatíveis com a idade, são conhecidos como copo de treinamento, assim será mais fácil quando seu filho completar um ano fazer a transição da mamadeira para o copo, pois muitas crianças adormecem tomando a mamadeira devido ao hábito de acalmar-se sugando.

Procure acostumar a criança aos sabores naturais, utilizar muito açúcar na alimentação (chás, sucos, doces, leites, produtos industrializados...) favorece na formação de cáries. Lembre-se mamãe, se o bebê não conhece o açúcar então não sentirá falta dele. Jamais crie o hábito de adoçar chupetas em mel ou açúcar para o seu filho.

Em bebês é importante que se faça a higiene nas gengivas com uma fralda ou gaze umedecida em água filtrada. Surgindo os primeiros dentinhos faça a limpeza com uma escova de cerdas macias e um pouco de pasta sem flúor logo após cada refeição, faça esta rotina de maneira divertida para que a criança aprenda a fazer a higiene bucal com prazer.

Faça visitas ao dentista a cada seis meses para que possa ser feito tratamentos preventivos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você