Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Brotoejas em Bebês

Brotoejas em Bebês
Comunidade Materna
jul. 31 - 3 min de leitura
000

As brotoejas em bebês não são consideradas um problema sério, mas podem causar bastante desconforto, principalmente quando surgem em locais que estão sempre em contato com a roupa. Medidas bastante simples de proteção e prevenção podem diminuir ou mesmo eliminar o problema.

O que são brotoejas em bebê?

As brotoejas são pequenas erupções vermelhas que surgem na pele do bebê. Elas aparecem quando as glândulas sudoríparas do bebê, aquelas responsáveis pelo nosso suor, não conseguem expelir o líquido. Quando faz calor, ou quando os pais exageram nas roupas que colocam no recém-nascido, o organismo infantil faz o corpo suar para manter a temperatura adequada, como os bebês possuem poros pequenos, a chance desse líquido extra não conseguir ser expelido é grande. Daí surgem as brotoejas. Como a febre faz o bebê suar bastante, o problema também pode surgir com ela.

As brotoejas em bebês não fazem mal - são apenas um sintoma de que o bebê está passando calor e isso pode levar a insolação, por exemplo. As brotoejas coçam bastante e costumam surgir debaixo do braço, no pescoço e na região das fraldas. O contato com a roupa também faz aparecer no peito e na barriga. Além disso, crianças que usam bonés e chapéus podem ter brotoejas na cabeça e até no rosto.

Como tratar brotoejas em bebês?

O primeiro passo é refrescar a criança. Para isso, dê um banho refrescante e a deixe secar naturalmente, ficando um pouco sem roupa, dependendo do local e da temperatura que estiver fazendo. Caso não dê para fazer isso imediatamente, pelo menos retire um pouco das roupas e aplique um pano úmido nos locais onde estão as brotoejas para amenizar o desconforto. Nos próximos dias, procure deixar o bebê sempre com poucas roupas e em locais refrescados. Também cuide das unhas, mantendo-as curtas. Como as brotoejas coçam, a chance do bebê se coçar e piorar o problema são grandes. Normalmente as brotoejas desaparecem em até três dias.

Caso isso não ocorra ou o bebê apresente outros sintomas como febre alta (maior do que 39 graus), prostração ou qualquer outro sintoma diferente, leve-a ao médico para ser examinado.

Não aplique qualquer tipo de creme ou loção no bebê enquanto ele estiver com brotoejas para não piorar o problema. Muitos cremes acabam entupindo ainda mais os poros do recém-nascido e aumentam a doença. E jamais utilize receitas caseiras, não há como prever como substâncias, mesmo aparentemente inofensivas, irão reagir na pele do bebê. Na dúvida, converse sempre com o seu pediatra. 

Como prevenir brotoejas em bebê?

O ideal é que o bebê esteja sempre fresquinho. Para isso, use roupas leves e largas, sempre levando em conta a estação do ano e a temperatura que está fazendo no dia. Não está provado que o tipo de tecido interfira no aparecimento das brotoejas, mas especialistas e pediatras são unânimes em preferir roupas feitas de algodão e outras fibras naturais para prevenir o problema.

No calor, procure deixar a criança na sombra em locais bem arejados e com pouca roupa. E, caso ela já tenha começado com a alimentação de sólidos, não esqueça de oferecer bastante água para o bebê não desidratar. 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você