Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Brincar para quê?

Brincar para quê?
Comunidade Materna
nov. 8 - 4 min de leitura
000

 

Que a criança precisa brincar todo mundo já sabe, o que a maioria das pessoas não sabem é o porquê dessa atividade ser tão importante. Há ainda quem questione até mesmo as atividades realizadas durante o período da educação infantil, mas o fato é que a brincadeira é muito benéfica para o desenvolvimento da criança.

De um modo geral, é durante a brincadeira que os pequenos podem aprender a desenvolver suas habilidades em diversos aspectos necessários para a sua vida e permite que ela consiga separar o lúdico do formal.

Os pesquisadores ainda consideram que brincar é capaz de mobilizar múltiplas aprendizagens. Isso quer dizer que a atividade é benéfica tanto para a saúde emocional quanto física e intelectual da criança.

Isso porque na brincadeira é possível criar outros mundos, inventar outras situações, interagir com o desconhecido e se comportar de uma maneira diferente do que acontece no dia a dia e no cotidiano.

A brincadeira é capaz de contribuir ativamente para o desenvolvimento cognitivo além de ser uma forma de auto expressão da criança pois elas mesmas se descobrem durante o ato de brincar, aprendem responsabilidades e entendem melhor seu papel de indivíduos em uma sociedade.

Além disso tudo, elas ainda aprendem outras coisas muito importantes como a paciência, concentração, divisão, o valor de uma amizade e a respeitar as diferenças com os demais. 

Brincar para quê?

Mas afinal, brincar pra quê?

Pois bem, como vimos até agora brincar é fundamental e estimula diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Além disso, a brincadeira ainda é capaz de mostrar e ensinar para a criança importantes valores, tais como a importância de ter paciência, de saber dividir e de preservar as amizades.

Então, se você ainda se pergunta “brincar pra quê”, veja abaixo algumas ótimas respostas para essa pergunta!

Para respeitar as diferenças!

A diferença entre gêneros é a mais comum, mas existem ainda muitas outras diferenças que podem aparecer quando o assunto é brincadeira de criança.

O importante, nesses casos é que os adultos deem liberdade de escolha para que as crianças interajam. Além disso, existe um grande número de atividades que independe de gênero.

Além da questão do gênero, por exemplo, quando crianças de idades diferentes brincam, elas aprendem sobre os limites e tempos de cada indivíduo, assim quando há no círculo um portador de qualquer deficiência.

Para aprender a dividir e compartilhar!

Cada criança tem seu jeito, suas preferências e seus gostos e na hora de brincar isso não é diferente, de maneira nenhuma. É no momento da brincadeira que acontece uma forte interação entre as crianças que estão compartilhando essa realidade criada.

Isso é fundamental para que as elas aprendam a dividir seus brinquedos, suas ideias e seu tempo com outras pessoas. Com isso ela aprende que não está só no mundo e que a sua vontade e seu gosto não são os únicos que devem prevalecer.

Para entender o valor da amizade!

É na hora de brincar que as crianças experimentam coisas da vida, ou seja, a brincadeira é como um mini laboratório para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e emocionais.

Isso porque ninguém nasce sabendo respeitar o desejo do próximo, sabendo controlar seus impulsos ou lidar com seus sentimentos. Todas essas são habilidades aprendidas com o tempo e através da interação são fundamentais para aprender o verdadeiro valor de uma amizade.

Além disso tudo, a criança ainda aprende a ter paciência, a negociar a brincadeira e ceder, lembrando que esses são fatores fundamentais para a vida em sociedade.

Brincar também permite que a criança desenvolva outras habilidades como a concentração, que algumas brincadeiras exigem bastante, além das habilidades motoras.

Agora não existem mais dúvidas quando a pergunta for “brincar pra quê?”, não é mesmo?! ❤

 


Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você