Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Brincando com Pega-Varetas e desenvolvendo as habilidades da criança

Brincando com Pega-Varetas e desenvolvendo as habilidades da criança
Comunidade Materna
mai. 10 - 3 min de leitura
000

O pega-varetas é um jogo simples e antigo, mas que rende boas horas de diversão e interação entre as crianças, seja com os amiguinhos ou até mesmo com a família.

Além da diversão, o pega-varetas traz benefícios para o desenvolvimento da criança, pois trata-se de um jogo que exige atenção e precisa ser jogado devagar para que a criança possa localizar qual a vareta pode ser retirada. Todo este exercício ajuda a trabalhar e a melhorar a concentração da criança.

Outro exercício que a criança pratica e que ajuda a aumentar o controle motor fino é a retirada de uma vareta, pode parecer simples, mas para uma criança retirar uma vareta sem mexer outra exige que a mão esteja muito firme.

Para entender melhor as habilidades motoras finas geralmente se referem a pequenos movimentos da mão, essa habilidade é importante para fortalecer os dedos e permitir que as crianças pratiquem pequenos movimentos necessários para escrever.

Entre os quatro e cinco anos a criança já é capaz de compreender e brincar com um pega-varetas, lembre-se que nesta fase a criança aprende brincando sem exigir muito dela, pois cada uma tem seu desenvolvimento diferente. Enquanto uma criança pode conseguir pegar uma vareta aos quatro anos outra pode conseguir somente aos cinco e isto é absolutamente normal. Cabe aos pais incentivar a brincadeira e a não desistir de tentar.

Como jogar pega-varetas

  1. Segure em uma mão todas as varetas e solte-as para que caiam amontoadas, em seguida os jogadores se revezam para tirar uma vareta de cada vez do monte.
  2. Se ao retirar uma vareta outra se mover o jogador perde a vez e passa para outro jogador tentar.
  3. Se o jogador remover uma vareta sem que as outras mexam ele pode continuar jogando enquanto não mexer nenhuma outra.
  4. Cada jogador guarda suas varetas e o vencedor será aquele que tiver o maior número de varetas quando todas as outras já tiverem sido retiradas.
  5. Se as varetas forem coloridas, cada cor pode ter uma pontuação diferente e no final os pontos podem ser contados para saber quem é o vencedor.

Dicas para brincar de pega-varetas

O pega-varetas pode ser encontrado em lojas de brinquedos, mas você pode fazer junto com seu filho o seu próprio pega-varetas, para isto use espetinhos de madeira ou canudinhos. Para os espetinhos você pode pintar para que fiquem coloridos ou colar adesivos de cores diferentes. Os canudinhos você pode optar pelos coloridos.

Aproveite que agora você já sabe como brincar desenvolvendo as habilidades do seu filho e mãos à obra para se divertir!

Atenção: cuidado ao manusear as varetas pois são pontudas nas extremidades.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você