Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Benefícios do parto normal para o bebê e para mãe

Benefícios do parto normal para o bebê e para mãe
Comunidade Materna
jul. 24 - 4 min de leitura
000

Não existem dúvidas de que o dia do parto é um dos dias mais aguardados e também o mais assustador para as futuras mamães. Pois, é o dia em que seu bebê finalmente virá ao mundo e que você irá sentir sensações que não se podem descrever, e na cabeça de uma gestante várias dúvidas se passam em relação ao parto, principalmente se deve optar pelo parto normal ou pela cesariana.

O parto normal é o mais indicado pelos especialistas, enquanto a cesariana deve ser tratada como última opção, quando não tem mesmo como a criança vir ao mundo através do parto normal.

Mas não podemos negar que muitas mulheres optam pela segunda opção por medo ou por falta de informação, nesse artigo vamos mostrar para as futuras mamães de plantão o porquê se deve optar pelo parto normal, e quais os benefícios dele para os bebês e as mamães.

Vantagens do parto normal para o bebê

  • Quando se opta pelo parto normal, assim que o bebê nasce é entregue a sua mãe e isso tem um efeito calmante, além de fazer com que ele se sinta aconchegado, afinal de contas, ele estava dentro de sua barriga, quentinho, acomodado e sai de lá e a mudança de cenário o deixa agitado e esse carinho é essencial para seu pequeno.
  • Quando o bebê passa pelo seu canal vaginal, as paredes de sua vagina vão massagear o seu pequeno corpo, e isso ajuda com que ele não se assuste e estranhe quando as mãos do médico e enfermeiros o toquem.
  • Outra vantagem do parto normal para o bebê, também está relacionada á pressão das paredes de sua vagina, a caixa torácica dele vai ser comprimida o que vai facilitar a saída de líquidos dos seus pulmões.
  • Durante o trabalho de parto normal, ocorrem mudanças hormonais que são capazes de ajudar seu bebê ser mais ativo e assim respondendo mais facilmente ao novo ambiente que lhe rodeia.

Vantagens do parto normal para a mãe

  • No parto normal você terá contato com seu filho assim que ele nasce isso complementa a conexão que você já tinha com seu bebê desde o útero, o acalmando e o deixando mais acostumado com o mundo aqui fora.
  • Ao contrário da cesariana, que exige que a mulher fique muitos dias internada no hospital, com o parto normal geralmente a alta é no dia seguinte, o que vai ajudar tanto você quanto seu bebê na adaptação, pois ficar muitos dias internado não é nada agradável.
  • Como o próprio nome já diz, o parto normal é natural para o organismo feminino, a natureza vai se encarregar de trilhar todo o caminho que a mãe precisa fazer até o nascimento, e por não precisar de incisão, nem anestesia, os riscos de infecções são menores.
  • Muitas mulheres não sabem desse fato, mas o parto normal ajuda no aumento da produção do leite materno.
  • Como já dissemos anteriormente, quando se opta pelo parto normal, a recuperação da mamãe é muito mais rápida, apesar de muitos considerarem um parto dolorido, vale lembrar que a dor é momentânea, que depois disso passado logo estará recuperada.
  • O parto normal fica ainda mais rápido e fácil quando se tem o segundo filho.

 Apesar de muita gente achar assustador, o parto normal é uma consequência natural do corpo feminino, muitas mulheres vêm optando pela cesariana nos últimos tempos, principalmente no Brasil, em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, prezam o parto normal e o parto humanitário.

Converse com seu médico, peça a ele opinião e maneiras de transformar seu parto normal mais fácil, alguns exercícios feitos ao longo da gestação podem te ajudar.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você