Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Benefícios da Amamentação para o Bebê e para Mamãe

Benefícios da Amamentação para o Bebê e para Mamãe
Comunidade Materna
jul. 8 - 3 min de leitura
000

amamentação é um momento mágico que cria laços de amor e carinho entre mãe e filho. Aproveite cada segundo ao lado do seu bebê, dedique-se a este momento delicioso.

Benefícios da Amamentação:

 A amamentação traz benefícios para o bebê;

  • Fornece anticorpos.
  • Evita contaminação.
  • Menos probabilidades de diarreia.
  • É de fácil digestão.
  • Fundamental para o desenvolvimento da arcada dentária.

Traz também benefícios para a mamãe:

  • Favorece a perda de peso.
  • Diminui a chance de câncer de mama.
  • Favorece a volta do útero ao tamanho original.

O aleitamento materno oferece a alimentação mais saudável e segura para o bebê. A organização mundial da saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja exclusiva até o sexto mês de vida do seu bebê, para só então fazer a introdução de novos alimentos, mantendo o aleitamento até os dois anos de idade.

Tipos diferentes de leite:

Durante o período da amamentação você pode produzir três tipos de leite:

Colostro – É o primeiro leite, dura até doze dias depois do parto e é ideal para o recém-nascido já que contém anticorpos que reforçam as defesas do bebê.

Leite de Transição – É a passagem do colostro para o leite maduro, a quantidade de calorias aumenta.

Leite Maduro – É o leite que tem os nutrientes ideais para o bebê até os dois anos.

Lembre-se nenhum leite é fraco, ele apenas tem constituição diferente de acordo com as necessidades do seu filho.

Na hora de amamentar, escolha um local tranquilo, coloque uma música relaxante e esteja confortável. Não se esqueça de lavar as mãos, as mamas devem ser lavadas somente no banho e é recomendável que você passe o próprio leite nos mamilos antes e depois de amamentar.

Conheça as duas posições mais confortáveis para amamentar:

Tradicional – Segure o bumbum do bebê com a mão oposta ao lado da mama a ser oferecida de modo que a cabecinha fique na dobra do seu cotovelo e a barriga esteja voltada para a sua. Assim ele engolirá menos ar e mamará melhor.

Invertida – Segure a nuca do bebê com a mão, apoiando o corpo dele sobre o braço do mesmo lado da mama ser oferecida embaixo do seu braço, nesta posição a barriga do bebe fica encostada na sua costela, na diagonal.·.

Como saber se meu bebê esta mamando direitinho? 
Durante a amamentação o rosto do bebê deve estar próximo da mama e o queixo encostado nela, você não deve ouvir som de beijo ou estalo de língua, veja o movimento do queixo do bebê para frente e para traz, você pode ouvir o bebê engolindo o leite e não deve sentir dor durante a mamada, assim terá certeza que o seu bebê esta mamando direitinho.·.

Depois que seu bebê terminou de mamar é recomendável faze-lo arrotar. Coloque-o em pé com a cabeça apoiada no ombro por aproximadamente 15 minutos. Mesmo que o bebê arrote é mais seguro deita-lo de lado no berço.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você