Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Banho do bebê após o parto, sim ou não?

Banho do bebê após o parto, sim ou não?
Comunidade Materna
ago. 6 - 4 min de leitura
000

 

"Estudos mostram que pode não ser saudável dar o primeiro banho do bebê assim que ele nasce, mas, sim, esperar 24 horas".

A sala de parto é recheada de protocolos médicos e cuidados, afinal, é ali que começa a vida do bebê. Mas alguns médicos veem questionando a validade de atitudes que são adotadas há anos na hora do parto como, por exemplo, o banho que é dado logo após o bebê sair da barriga da mãe. Sabia que ele pode ser dispensável e adiado para 24 horas após o nascimento? É o que veem defendendo muitos estudiosos.

Gordura que protege

Logo que nasce o bebê conta com uma camada de gordura, que é tida como uma proteção, chamada de vernix caseoso. Essa camada cobre o seu bebê a partir da 20° semana de gestação e tem basicamente a função de proteger o feto contra as ações bacterianas. Quando nasce, a criança ainda está com essa camada, que é absorvida pela pele do bebê cerca de 24 horas depois. 

A aparência do vernix é de uma camada branca, que muitas vezes pode ser confundida como sujeira (e vem daí a ideia de “limpar” a criança logo após o nascimento), mas ele definitivamente não é.  Na verdade, ele é o acúmulo das secreções das glândulas sebáceas e, além de proteger o feto na barriga da mãe contra as ações bacterianas, o material também pode continuar protegendo a pele do bebê depois do nascimento. E é por esse motivo que muitos defendem que o vernix não seja retirado após o nascimento. O ideal seria esperar 24 horas, que é o período em que a gordura é absorvida pelo organismo e tende a desaparecer, para poder molhar o seu filho.

Benefícios do banho 24 hs após o nascimento:

Proteção na pele: além de hidratar a pele do bebê, o vernix também tem melanina, o que garante que o seu pequeno fique protegido da luz solar. Sem contar que essa proteção também impede que a pele, sensível, do bebê tenha muitas feridas ou fissuras.

Mantém a temperatura corporal: uma das coisas que o bebê mais sente ao nascer é a temperatura diferente de dentro da barriga da mãe para o mundo afora. Por isso é que o cobertorzinho logo é enrolado na criança assim que ela nasce. Não retirar o vernix também pode ajudar nesse processo. A camada de gordurinha branca ajuda a regular a temperatura ideal para o bebê.

Forcinha para o sistema imunológico: crianças já costumam ter o sistema imunológico mais baixo que adultos, os bebês recém-nascidos, então, nem se fale. Eles podem ficar mais suscetíveis a infecções, por exemplo. Para amentar a imunidade, vale também deixar o vernix por lá.

Vale lembrar que alguns bebês nascem com uma camada maior de vernix caseoso por terem o parto prematuro e que o banho deve ser dado logo após o nascimento, caso o médico determine, já que em alguns casos a criança pode vir com secreções que precisam ser retiradas do corpo, como as fezes.

Quando dar banho no bebê?

Como vimos, o vernix, que é a camada branca que forma uma espécie de gordurinha na pele do bebê que acabou de nascer não deve ser retirado, por apresentar algumas vantagens: como proteção da pele e ação antibacteriana, além de prevenir infecções, hidratar e ser até uma proteção solar. Tendo isso em vista o ideal, para que essa gordura não saia, seria pular a parte do banho no bebê logo que ele nasce e esperar 24 horas para isso acontecer. Mas como deve, então, ser esse primeiro banho?

Além de ser 24 horas após o nascimento, alguns médicos defendem que o primeiro banho também seja sem sabonete, basta água e, se tiver por perto, alguns paninhos enrolados no bebê, o que ajuda até mesmo a ele relaxar. Os resultados dizem ser dos melhores: o bebê fica com a proteção do nascimento e toma o banho até mesmo sem aquele choro e desespero, que é recorrente assistir nas salas de parto.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você