[ editar artigo]

Atraso no desenvolvimento da fala e linguagem da criança

Atraso no desenvolvimento da fala e linguagem da criança

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem estar relacionados a problemas auditivos, neurológicos e até emocionais:

  • Audição: problemas auditivos faz com que a criança distorça o entendimento das palavras, o que dificulta o aprendizado da linguagem e o desenvolvimento da fala.
  • Neurológico: são investigados problemas psiquiátricos como o autismo e a esquizofrenia.
  • Emocional: falta de estímulos sensorias, principalmente os auditivos e visuais que são de muita importância para o aprendizado da fala e do desenvolvimento infantil

Especialistas consideram que uma criança apresenta atraso de linguagem quando não falam palavras isoladas até 1 ano ou que aos 2 anos não conseguem juntar duas palavras ou formar frases simples.

Para garantir a saúde auditiva e visual do bebê é realizado nas maternidades o teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha, a realização destes três exames podem diagnosticar possíveis alterações auditivas e visuais, facilitando a busca de um tratamento adequado o mais rápido possível.

Mamães, vale lembrar que algumas crianças durante o aprendizado da linguagem podem apresentar variações no seu desenvolvimento quando comparado a crianças da mesma idade, mas essa pode ser uma variação normal já que cada criança tem um ritmo particular de aprendizado. Mas se o seu filho apresentar dificuldades de expressar seu desejo logo no 1° ano de vida, seja apontando, brincando com o som ou te imitando é preciso buscar auxilio de especialistas. A criança sempre busca uma forma de chamar o outro, de interagir e se divertir. Estranhe se ela preferir ficar só ou não buscar a atenção de alguém.

Sinais de atraso de linguagem

  • Não pronunciar nenhuma palavra até 1 ano e meio de idade
  • Não formar frases simples (duas palavras juntas) aos 2 anos
  • Ausência de imitação ou simbolismo ao 2 anos
  • Com 3 anos a criança não se expressa oralmente e seu discurso é incompreensível (nesta idade, um leve atraso não é incomum)

A superproteção exagerada por parte dos pais muitas vezes podem contribuir para um atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem da criança, ou seja, seu filho precisa sentir necessidade de falar. Sabe quando ele está brincando e aponta para um brinquedo e você pega e entrega na mão dele, então, este é o momento de estimular, perguntar o que ele quer, falar devagar e calmamente o nome do brinquedo. Olhe nos olhos da criança quando falar com ela. O mesmo serve para quando ela apontar para água, para a comida, para o pé. Muitas vezes a criança não fala porque não tem necessidade, já que damos tudo na mão e muitas vezes sem a criança expressar vontade.

Problemas que podem causar o atraso da fala e da linguagem

  • Falta de estímulos adequados
  • Superproteção exagerada
  • Atraso psicomotor
  • Perda auditiva
  • Autismo
  • Atraso mental
  • Baixo nível educacional dos pais

É muito importante a observação por parte dos pais para o desenvolvimento da fala e da linguagem, pois o seu atraso pode ter impacto na vida social e escolar da criança, quando identificada e tratada precocemente, podem atenuar, além do aspecto emocional, os déficits cognitivo e social.

Toda a brincadeira que puder fazer com seu filho será de grande importância para o seu desenvolvimento, cada carinho, massagem, risada, cada olhar, fará com que vocês criem um vínculo e consequentemente um bom desenvolvimento da fala e da linguagem.

Qualquer observação particular que lhe cause dúvidas não hesite em buscar ajuda de profissional especializado.

 

 

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você