Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aprender outro idioma: Qual a melhor idade para a criança começar?

Aprender outro idioma: Qual a melhor idade para a criança começar?
Comunidade Materna
abr. 7 - 4 min de leitura
000

Você sonha com seu filho falando 2 ou até 3 línguas diferentes? Se você tem pensado nisso, deve ter se perguntado: qual é a melhor hora para o meu filho começar a aprender outro idioma? Para solucionar essa dúvida confira esse post!

Pesquisadores concordam que, quanto mais cedo uma criança começar a aprender outro idioma, melhor.

Alguns pesquisadores dizem que as habilidades de aquisição de segunda língua atingem seu auge aos 6 ou 7 anos de idade. Outros afirmam que essa janela se estende pela puberdade.

Mas todos concordam que é muito mais difícil para uma criança além da puberdade aprender outro idioma.

Por que a idade ideal para aprender uma segunda língua é 3 ou 4 anos?

Se seu objetivo é fazer com que seu filho venha a aprender outro idioma, é preferível que seu filho seja bilíngue em vez de fluente.

Seu filho terá muito mais facilidade em falar duas línguas se o seu cérebro aprender as duas estruturas de linguagem ao mesmo tempo.

Estudos da Universidade de Harvard confirmam que a criatividade, as habilidades de pensamento crítico e a flexibilidade da mente são significativamente melhoradas se as crianças aprenderem uma segunda língua o quanto antes.

Acredita-se que os anos pré-escolares, especialmente os primeiros três anos de vida, é um período vital na vida de uma criança. É quando as bases para atitudes, pensamentos e aprendizagens, entre outras, são estabelecidas.

Aprender uma língua é muito fácil para as crianças e fica mais difícil à medida que envelhecemos.

As crianças nesse período crítico tem uma taxa de sucesso quase universal em alcançar fluência. Por outro lado os resultados dos adultos são bem menores.

As crianças com cerca de três ou quatro anos de idade podem aprender brincando. Isso porque suas mentes ainda não estão sobrecarregadas de fatos e informações que precisam ser armazenadas e avaliadas, o que é algo que acontece à medida que envelhecemos.

Aprender outro idioma quando criança, atrapalha o desenvolvimento na língua materna?

Aprender uma segunda língua em uma idade tão jovem não impede quaisquer habilidades na língua materna da criança. Isso se dá devido ao cérebro de uma criança ser conectado de forma que todas as regras linguísticas. Nativas ou estrangeiras, elas serão captadas rapidamente.

A idade ideal é 3 anos, pois nessa faixa etária, a primeira língua já foi desenvolvida adequadamente.

Mas é importante que os pais não exagerem, cobrando mais do que o necessário esse aprendizado da segunda língua.

É normal que crianças bilíngues misturem palavras dos dois idiomas?

Sim, é comum que as crianças que estão aprendendo duas línguas misturem palavras de uma língua para outra.

Isso é chamado de "code- switching" ou "alternância de código linguístico" e não é algo que você deve se preocupar.

Na verdade, a alternância de código é uma forma altamente apreciada e qualificada de uso da linguagem. E também é percebida como uma forma complexa e mas rica de discurso.

Então qual é a hora para estimular a criança a aprender outro idioma?

Não há uma resposta completa para essa pergunta, mas a maioria dos linguistas concorda: quanto mais cedo você começar, melhor!

É evidente que o seu filho(a) tem um grande potencial e habilidades para aprender outro idioma. Portanto, estimule esse aprendizado, pois os alunos bilíngues não só falam duas línguas mais cedo do que outros colegas de língua única, mas também são melhores em tarefas que exigem uma mudança na atenção.

Se você gostou desse post compartilhe ou deixe um comentário. Adoraríamos saber sua opinião!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você