Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Anestesia Raquidiana, Peridural ou Duplo Bloqueio?

Anestesia Raquidiana, Peridural ou Duplo Bloqueio?
Comunidade Materna
jul. 25 - 2 min de leitura
000

Hoje ouvimos falar de três anestesias que podem ser utilizadas, a anestesia peridural, anestesia raquidiana (bastante conhecida por “ráqui”) e a combinação das duas que é conhecida como duplo bloqueio.

Cada uma delas é usada para cada tipo de situação da paciente e deve ser levado em conta o quadro clínico, a tolerância à dor da paciente e o estágio em que esta o trabalho de parto.

Tipos de anestesia 

  • Anestesia Raquidiana

anestesia raquidiana é indicada no parto cesárea porque faz a gestante perder completamente o movimento da cintura para baixo impossibilitando o movimento das pernas para não atrapalhar o médico.

 A raqui é uma anestesia mais potente e de efeito rápido, é aplicada uma única vez na região lombar através de uma agulha, ela atravessa a pele, nervos e chega ao liquor (substancia que banha a medula nervosa). O efeito da anestesia dura em média de 3 a 4 horas o que é um tempo suficiente para a cirurgia.

  • Anestesia Peridural

anestesia peridural é mais utilizada no parto normal, quando ainda esta no meio do caminho. É introduzida uma agulha na região lombar, mas que só chega até a dura- mater (uma membrana anterior ao liquor) é uma aplicação mais superficial, ao chegar neste ponto o anestesista retira a agulha e deixa em seu lugar um cateter por onde entra o anestésico, é uma anestesia mais fraca (demora um pouco mais para agir) e que também permite a renovação da dose, neste caso a paciente continua com o movimento da cintura para baixo e perde a sensibilidade para a dor por isso pode ajudar o bebê a nascer.

  • Duplo Bloqueio

duplo bloqueio, também é uma alternativa para o parto normal, é uma mistura da raquidiana e peridural em um mesmo procedimento, é indicado para quem tem muita sensibilidade a dor, neste caso uma agulha similar a da raqui encosta na dura-máter (membrana anterior ao liquor) e por dentro desta agulha vem outra mais fina que chega até o liquor onde é aplicado uma dose baixa da raqui. A agulha é retirada e como na peridural fica um cateter que alcança a dura-máter para levar doses de reforço do medicamento de acordo com o trabalho de parto. Esta opção permite a paciente sentir as pernas e as contrações, a diferença é que a ação é imediata.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você