Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Amor de Avós

Amor de Avós
Miriam de Souza Oliveira
jun. 29 - 2 min de leitura
010

Quase sempre ouço dizer que os avós são condescendentes, que “deixam tudo”, que mimam e por aí vai. Creio que o foco dos avós, com relação aos netos, seja diferente daquele dos pais. Minha experiência diz que os avós são excelentes observadores! Eles aprenderam, na criação dos filhos, que as qualidades essenciais de cada ser já estão plantadas, como sementes, em suas almas.

Nós observamos os seus gostos, não só para dar presentes, mas para sentir o caminho que vão seguir. Observamos o que lhes chama atenção. Estamos atentos ao menor sinal do desabrochar de alguma qualidade que vai marcar a vida daquele ser.

Somos atentos ao que falam, ao que sentem, aos receios, às atitudes de coragem e assim por diante. Queremos lhes mostrar aspectos da vida mais sutis, deixando, por exemplo, que eles cuidem da festa dos pais, para que percebam, já pequenos, que a troca é essencial nos relacionamentos.

Os avós nem sempre podem estar perto de seus netos, por condições da própria vida. Mas no momento em que podem se tocar, se olhar, viver experiências juntos, isso é maravilhoso. Vale muito, não importa a quantidade de encontros!

O amor é um sentimento universal, mas se manifesta em aspectos diferentes. Eu diria que o “amor-avós” é como um adubo diferente para as flores que são os netos. Um adubo que dá segurança, substância, pois representa todos os antepassados de sua família.

A Graça Divina permite às crianças que não tem avós próximos, por qualquer razão, que a vida lhe ofereça outros “avós tortos” que cumprem muito bem esse papel. A esses “avós tortos” devemos ser gratos, sempre.

Às crianças que vivem em situações de guerra, de fome, de restrição a quase tudo, Deus deve supri-los de alguma forma. O amor sempre encontra caminhos. Afinal, AMOR é a razão da existência humana. É o que viemos aprender a manifestar aqui.

Como eu acredito que SOMOS TODOS UM, o “amor-avós” se reflete por todo o universo, atingindo crianças que não podem tê-los. Por isso, que tenhamos essa amplitude no coração e sejamos Avós com letra maiúscula, na essência, amando todas as crianças do universo.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você