Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Amamentação: como evitar o empedramento do leite materno?

Amamentação: como evitar o empedramento do leite materno?
Comunidade Materna
jul. 19 - 3 min de leitura
000

 

Alguns cuidados e dicas para evitar o empedramento do leite materno!

leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que a criança recebe até os seis meses. A amamentação exclusiva traz muitos benefícios ao bebê, com ele as chances são  menores para desenvolver doenças ou, caso esteja doente, o leite ajuda a se recuperar mais rapidamente, pois possui todos os nutrientes que precisa para crescer e se desenvolver.

No entanto, uma das maiores dificuldades encontradas por algumas mamães é quando o leite empedra. Quando isso ocorre as mamas ficam duras e causa dores dificultando a amamentação.

Saiba que esse é um problema temporário e que ocorre com muitas mães, mas que deve ser solucionado para que não ocorram complicações, prejudique a amamentação e estimule o desmame precoce.

Veja algumas dicas para evitar e cuidar da forma correta:

-Para conseguir amenizar o problema, amamente em livre demanda, isto é, a hora que o bebê sentir a necessidade. Não siga a indicação de três em três horas, pois o empedramento acontece porque a mãe produz mais leite do que o bebê ingere.

-Coloque bolsas de gelo entre as mamas para diminuir o inchaço.

-Utilize um sutiã adequado para amamentação e absorventes para os seios, pois ajudam a acomodar melhor a mama.

-Especialistas também indicam a massagem seguida da ordenha (retirada do leite).

-Para evitar problemas mais sérios, como a mastite que é a complicação do ingurgitamento, um ponto relevante é fugir dos palpites e das receitinhas caseiras. O mais grave é o uso de água quente associado à bomba manual. Esse procedimento aumenta a produção de leite e pode provocar piora na evolução do ingurgitamento mamário.

-Ao final de cada mamada realize um autoexame das mamas em busca dos nódulos de leite e, caso necessário, massageie e ordenha para extrair o leite que sobrou.

Veja como tirar o leite materno

-Lave bem as mãos antes de começar.

-Posicione o polegar 4 centímetros acima do mamilo, e os outros dedos abaixo, a fim de formar um "C" em volta da aréola.

-Aproxime o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão toda na direção do seu próprio corpo.

-Diminua a pressão e repita o processo, em movimentos rítmicos.

-Depois de alguns minutos, rode um pouco a mão para tirar o leite de todos os ductos da mama. Quando o leite estiver saindo, incline-se um pouco para a frente e use um recipiente de boca larga, já esterilizado, para coletá-lo. Potes de vidro (de café ou maionese) com tampa plástica são boas opções.

Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você