Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Amamentação - Bico normal, plano, comprido ou invertido?

Amamentação - Bico normal, plano, comprido ou invertido?
Comunidade Materna
jun. 20 - 3 min de leitura
000

Existem quatro tipos de mamilo (bico), invertido, normal, plano e comprido, e é importante saber qual é o seu para que não prejudique na amamentação:

Bico normal, plano, comprido ou invertido?

Bico Normal 
O mais comum, é o mamilo que se exterioriza pelo menos um centímetro em relação à aréola.

Bico Plano 
É o mamilo que está praticamente na mesma linha da aréola, quando estimulado, este bico pode ou não ficar mais saliente.

Bico Invertido
Neste caso o mamilo não é visualizado, ele fica posicionado dentro da aréola. Existem dois tipos de mamilos invertido um é o retrátil que pode através de estímulos serem projetado para fora e o invaginado que não pode ser alterado.

Bico Comprido ou alongado 
É um mamilo muito saliente, o melhor momento de confirmar se este é o caso do seu é a hora de amamentar, porque vai depender da proporção do mamilo que é abocanhada pela criança. Se o bebê pegar apenas o bico, então se trata de um bico alongado.

Os que costumam dificultar a mamada são os bicos planos e invertidos, por não ser suficientemente saliente o bebê não consegue alcançar o mamilo para realizar a pressão e iniciar a mamada.

No caso dos mamilos alongados o bebê, principalmente se for pequeno apresenta refluxos e vômito ao fazer à pega ou abocanha só o mamilo o que facilita as fissuras.

Muitas mulheres que, a princípio, têm o bico invertido notam que, durante a gestação, seu bico "pulou" para fora. Ótimo! Não terão que fazer grandes massagens. Será um bico fácil para o bebê "pegar".

Mas quando o bico continua "tímido", ou seja, meio pra dentro, ou ainda completamente invertido, é bom fazer uma massagem mais específica, para estimular a "saída" dos bicos. Faça da seguinte maneira:

Segure na extremidade do bico com os dedos polegar e indicador. Com delicadeza, "rode" um pouco os dedos (com se fosse aumentar o volume do rádio). Epa... calma!! Não se assuste! Se você tiver aflição, saiba que nas primeiras vezes você vai fazer rapidinho, distraidamente, assim como quem não quer nada...

Vá fazendo isso um pouquinho a cada dia, com carinho, com delicadeza. E vá caprichando cada vez mais, se demorando um pouco mais a cada dia, visualizando o seu bico bem pra fora. Você notará que, em pouco tempo, você estará fazendo esta massagem na maior! Na boa! Sem a menor aflição! E seu bico vai começar a "sair da toca".

Saiba que todos estes procedimentos são simples e valem muito a pena. Com eles você garante o seu próprio conforto quando iniciar a amamentação.

Não passe nada no bico dos seios! Não use cremes, pomadas, loções, nada... nem sabonete. No banho, lave só com água. A pele dos bicos tem uma hidratação natural que é ideal e deve ser preservada. Se passar algo nela, pode prejudicar.

Ainda durante o pré-natal converse com seu médico sobre o assunto.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você