Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alteração do calendário de vacinação da criança

Alteração do calendário de vacinação da criança
Comunidade Materna
ago. 21 - 2 min de leitura
000

A partir de agosto do ano de 2012, foram introduzidas as vacinas pentavalente e a pólio inativada. A campanha nacional contra pólio, com as gotinhas, será mantida.

Alteração do calendário de vacinação

O Brasil esta se preparando para a erradicação mundial da pólio. Neste ano o país amplia o Calendário Básico de Vacinação da Criança com a introdução da vacina injetável contra pólio, feita com vírus inativado. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização, essa realizada com as duas gotinhas da vacina oral. A injetável, no entanto, só será aplicada para as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

Outra novidade para 2012 será a vacina pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B). Atualmente, a imunização é oferecida em duas injeções separadas.

 A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo. A VIP será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade e a vacina oral será utilizada nos reforços, aos seis e aos 15 meses de idade.

Esquema sequencial da vacinação contra poliomelite

IDADE- VACINAS

 2 meses- Vacina Inativada Poliomelite - VIP

4 meses -VIP

6 meses- Vacina Oral Poliomelite (atenuada) - VOP

15 meses- VOP

Heptavalente: No prazo de quatro anos, o Ministério da Saúde deverá transformar a pentavalente em heptavalente, com a inclusão das vacinas inativada poliomielite e meningite C conjugada. “As vacinas combinadas possuem vários benefícios, entre eles o fato de reunir, em apenas uma injeção, vários componentes imunobiológicos, facilitando a cobertura vacinal”.

 Fonte: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Imunização

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você