Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alguns sinais de que a criança precisa usar óculos

Alguns sinais de que a criança precisa usar óculos
Comunidade Materna
set. 19 - 4 min de leitura
000

O bebê ao nascer não tem sua visão nítida. O mundo novo que está conhecendo é embaçado e cheio de vultos e para conseguir enxergar melhor o rosto do papai e da mamãe é preciso que ele esteja a uma distância de 45 cm da pessoa que o segura.

A visão se desenvolverá gradativamente e a partir dos seis meses o bebê já conseguirá identificar objetos e pessoas, mas o desenvolvimento neurológico da visão poderá ocorrer até os oito anos.

Como as crianças levam algum tempo para desenvolver totalmente as funções da visão e enxergar como um adulto, os sinais de que terá alguma alteração visual podem ser tardios e costumam acontecer mais quando a criança começa o período escolar, causando dificuldade de aprendizado e, em alguns, casos já sendo irreversíveis. Sendo assim, é preciso estar atento e ficar de olho nos pequenos.

Meu filho precisa usar óculos?

Fique atenta e confira alguns sinais de que a criança precisa usar óculos!

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 10% das crianças necessitam de óculos antes mesmo dos quatro anos de idade. Até os dez anos, este percentual aumenta para 20% e chega aos 30% na adolescência.

Entretanto, existem alguns sinais de problemas de visão que podem ser observados pelos pais no comportamento das crianças. Fique atento pois com isso você pode detectar cedo se seu filho tem problema de visão e, quem sabe, evitar que seja irreversível. Os sinais mais comuns são os seguintes:

  1. Dor de cabeça:
    Se a criança reclama com frequência de dor de cabeça em sala de aula, ou quando faz os deveres em casa e, principalmente, se esta dor se localiza na região da testa, é um sintoma a ser investigado. A dor pode ser resultado do esforço que ele faz para enxergar.
  2. Sentar próximo a televisão:
    Se a criança procura estar muito próxima da televisão, dos videogames ou traz o livro muito próximo ao rosto, este pode ser um sinal que ele sofre de miopia.
  3. Quando lê, aperta os olhos:
    Quando aperta os olhos para ler, ou em uma outra situação de proximidade, pode ser que a criança esteja procurando melhorar o foco. Este pode ser um sinal de que seu filho precisa usar óculos.
  4. Anda com a cabeça baixa:
    Nos casos de desequilíbrio do músculo ocular, ou estrabismo, a criança acaba tendo uma dupla visão. Na tentativa de se sentir mais segura, ela passa a olhar para baixo para se prevenir de possíveis quedas.
  5. Coceira nos olhos:
    Um dos sinais de que a criança precisa usar óculos é este e merece sua atenção. A coceira nos olhos é sintoma de fadiga ocular, que pode ter origem de um problema visual. Pode também estar relacionado à conjuntivite, mas neste caso uma consulta ao oftalmologista lhe dará a orientação necessária.
  6. Dificuldade com a leitura:
    Observe se a criança, que já é alfabetizada, tem dificuldade de completar uma frase, se perde nas palavras ou acaba pulando as linhas. Pode ser sintoma de estrabismo ou astigmatismo.
  7. Usa o dedo para acompanhar a leitura:
    Esse é outro sinal de que a criança precisa usar óculos e que dever ser observado durante a leitura. A criança se utiliza do indicador para não se perder durante a leitura. Essa pode ser apenas mania, mas também pode ser um caso de problema na visão. Nestes casos, as letras e as palavras parecem que estão muito próximas, dificultando assim a leitura.
  8. Procura fechar um olho com auxílio da mão:
    É quando a criança procura fechar um olho com a auxilio da mão, para poder enxergar com o “olho bom” pode ser um sinal de que a criança precisa usar óculos. Pode ser na escola, quando estiver assistindo televisão, fazendo alguma atividade escolar. Esta atitude, pode estar dando sinal de algum problema de visão.

Para que seu filho não sofra com os sintomas desses problemas de visão, esteja atento e observe.  Qualquer sintoma necessita de avaliação de um profissional da área para obter um diagnóstico preciso. Se o uso dos óculos for indicado, procure encarar isto como algo bom, que vai ajudá-lo. Sua tranquilidade trará a ele segurança para que se acostume e não crie trauma com o uso desse acessório.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você