Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância do pai na hora do parto

A importância do pai na hora do parto
Comunidade Materna
jun. 10 - 3 min de leitura
000

Foi- se o tempo em que o papel do companheiro era ficar na sala de espera administrando a ansiedade enquanto o filho nascia. Hoje já se sabe sobre a importância do pai na hora do parto. Tanto que essa atitude é incentivada por médicos e especialistas desde a primeira consulta do pré-natal. 

Qual a importância do pai na hora do parto?

É importante o pai estar ao lado da mulher na hora do parto por várias razões. A mais importante é que ele vai se sentir parte de um processo que antigamente deixava os homens de fora. Ao ter o privilégio de ver o filho nascendo, o homem se sente mais incentivado a participar desses primeiros tempos da vida da criança, que geralmente exige mais da mãe. Algumas pesquisas e na experiência dos especialistas, pais que participam do parto do filho tem mais facilidade de criar um vínculo afetivo com ele. 

Além disso, a presença do pai também é importante para dar ainda mais segurança para essa família que está nascendo ou aumentando. Ao passar pelo processo de trabalho de parto e parto junto com a mulher, ver tudo que ocorre, saber o que ela e o bebê estão passando, ele se sente mais unido e todos se apoiam.

A mulher também se sente mais segura ao ver seu companheiro ali do lado. Afinal, ela poderá contar com o apoio de alguém que a conhece e não apenas com a técnica da equipe médica. O pai dará o apoio emocional que outros profissionais não conseguem nesse momento. Ele também poderá ajudar a aliviar o medo e desconforto da mulher, atendendo seus pedidos, fazendo massagens, conversando.

Como o pai pode se preparar para a hora do parto?

Não adianta simplesmente o homem decidir na hora do parto entrar no centro obstétrico ou estar presente onde a mulher dará à luz. O ideal é que ele participe da gravidez desde o início da gestação, acompanhando a mulher nas consultas do Pré-Natal. Dessa forma ele vai seguir o desenvolvimento do bebê mês a mês e também saberá como está a saúde da mulher.

Mas o principal é que ele vai conhecer o que ocorre antes e na hora do parto. Vai aprender sobre o final da gestação, as contrações, a ruptura da bolsa, a hora de ir para o hospital. E também sobre como ocorrem os tipos de parto - natural ou cesárea - e como é o nascimento em cada caso. Com todo esse conhecimento, ele poderá ajudar a mulher a relaxar, aliviar um pouco o seu desconforto, saber a sequência do que vai acontecer para se posicionar melhor. Ter informações também ajudará a dar mais coragem para ele enfrentar o medo de ver o parto, se esse for o caso. Muitos homens, por desconhecimento do que ocorre, acabam fantasiando e aumentando o medo - e muitas vezes levando-o a desistir. Insistir para que o pai participe na hora do parto é algo que fará a família toda sair ganhando.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você