[ editar artigo]

A importância de ter um irmão

A importância de ter um irmão

 

Irmãos são pessoas que têm um forte laço de amizade, convivência e amor. Sejam eles biológicos, adotivos, gêmeos ou de pais diferentes. O importante é saber que o crescimento de uma criança é enriquecido com a presença de um irmão.

Irmão um laço de amor

Brigam e se amam ao mesmo tempo, crescem juntos e passam a maior parte da infância dividindo tudo. Com os irmãos é que a criança aprende uma divisão diferente, pois tem de dividir a casa, os brinquedos, os pais e a atenção.

Claro que existem as brigas, os gritos, as disputas, mas nada explica a cumplicidade entre irmãos, seja quando fazem alguma coisa errada ou apenas a cumplicidade do amor um pelo outro. Irmãos são exemplos de comportamento, de como enfrentar a vida e conviver em grupo. A convivência é uma oportunidade para errar, testar o limite do outro, aprender a ter paciência, a admirar, a se frustrar e a amar.

Os pais são responsáveis por formar os filhos, transmitir valores, dar a direção dos caminhos e ajudar na formação do caráter. Mas, no dia a dia, eles prestam atenção no que o outro está fazendo, no exemplo a ser seguido.

A importância de ter um irmão

Quem tem mais de um filho já deve ter observado a admiração de um pelo outro, independentemente da idade. Por isso, a importância de estabelecer uma relação de companheirismo entre os filhos. Cabe aos pais ensinar como um deve respeitar o outro, minimizando os ciúmes, estimulando a solução dos conflitos e, acima de tudo, estabelecer uma relação de cooperação entre eles. A administração é difícil, mas tem de ser feita.

Brigas entre irmãos acontecem e, muitas vezes, é sinal de afeto. Difícil é quando eles se ignoram, criando um relacionamento frio e distante no futuro. Deixe que eles discutam, conversem e resolvam sozinhos, assim, estarão aprendendo a ceder, a trocar e, o mais importante, a se amar. Observe e esteja atento: se a discussão passar do limite, é a hora de os pais intervirem.

A comparação entre irmãos, quando feita pelos pais, deve ser de maneira cuidadosa, pois pode gerar rivalidade e desinteresse. Dizer que um filho é melhor que o outro, pode fazer com que a criança deixe de tentar ou de fazer algo simplesmente por já ter em mente que o irmão é melhor. É importante ser justo e saber que mesmo sendo irmãos cada um tem características diferentes, então, nada de tratamentos em série.

Irmão é uma relação pra vida toda, amor, respeito, diferença, rivalidade fazem parte do relacionamento e claro uma briga ou outra sempre vai existir. Irmãos estarão ligados para sempre!

 

Vanessa Motta

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você