Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância de estabelecer limites as crianças

A importância de estabelecer limites as crianças
Comunidade Materna
nov. 13 - 2 min de leitura
000

Impor limites ao filho em tempos onde nós pais trabalhamos fora o dia todo e quando chegamos em casa não queremos contrariar para não parecermos chatos não é uma tarefa nada fácil, mas indispensável ao desenvolvimento da criança.

A importância de estabelecer limites aos nossos  filhos

Nós pais não devemos sentir medo ou culpa por estabelecer limites ao filho, pois é nele que a criança vai criar seus conceitos do que é certo ou errado. A beleza de se educar uma criança está no equilíbrio, o excesso de limite é tão ruim quanto a falta dele.

Limite é necessário em todas as fases da vida, ele ajuda a criança a crescer mais confiante e tranquila, porque sabe o que pode ou não pode fazer, aprende que deve respeitar limites da mesma maneira como deve ser respeitada.

Ensinar limites é ensinar a viver, precisamos ensinar isto aos nossos filhos com tranquilidade, segurança e bom senso, temos que definir o que é aceitável à criança. Mãe e pai devem estar de acordo com os limites que querem que os filhos respeitem e quando surgirem opiniões diferentes, estas devem ser discutidas em particular, longe da criança, e nunca contradizer um ao outro (isto vale para atitudes com gestos ou palavras). A criança tem que saber que os pais são companheiros e não adversários.

Estabelecer limites ensina a criança a lidar com a frustração, ajuda os pais a agir de maneira correta em ataques de birra, e estimula a criança a crescer mais independente uma vez que ela aprende que ela não pode tudo.

É importante ter uma rotina no dia a dia, regras como a hora do banho, refeições, hora de dormir, isto ajuda a preparar a criança mais tarde na sua adaptação à escola e ao convívio social.

Quando a criança reconhece os limites que foram colocados pode ter certeza que ela irá testar varias vezes para saber se a resposta é a mesma: “Não”. Esta atitude é normal e saudável, é sinal de que mais tarde ela terá capacidade para argumentar.

Ensinar limites aos filhos é um ato de amor, não é fácil, mas é necessário pra que seu filho possa crescer um adulto saudável, feliz e seguro.

Um beijo,
Vanessa


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você