Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância de brincar ao ar livre

A importância de brincar ao ar livre
Comunidade Materna
nov. 7 - 4 min de leitura
000

É fato que as crianças, principalmente as mais novas, passam muito tempo dos seus dias brincando e isso é fundamental para o seu desenvolvimento. O que acontece é que, no decorrer do seu crescimento, as crianças passam a somar compromissos e obrigações, tal como escola, e o tempo para o lazer vai sendo reduzido.

Assim sendo, com menos tempo para brincar, é fato que as tecnologias acabam sendo inseridas cada vez mais cedo na vida das crianças. Isso porque são práticas e podem ser utilizadas facilmente em qualquer tempo livre.

O grande problema é quando computadores, tablets, videogames, televisões, notebooks e muitos outros aparelhos eletrônicos acabam se tornando a primeira opção, mesmo em momentos em que se pode brincar na rua, ao ar livre ou com outras crianças.

Claro que os equipamentos eletrônicos são uma excelente alternativa para determinados momentos, mas a tendência atual é que eles acabem substituindo todas as outras brincadeiras.

Isso acaba gerando nos pequenos uma grande falta de vontade de experimentar outras atividades que envolvam contato real com mundo, ou seja, aquelas como brincadeiras ao ar livre e na natureza.

O que muita gente não sabe é que esse contato com a natureza beneficia muito o desenvolvimento infantil nos aspectos afetivo, emocional e cognitivo. Além disso, os profissionais ainda recomendam que o uso dos aparelhos eletrônicos seja limitado.

Claro que não se pode negar o uso desses aparelhos pois eles, de fato, já fazem parte do nosso dia a dia e das nossas vidas e isso faz com que haja uma mudança na nossa maneira de ver, pensar também aprender.

A importância de brincar ao ar livre

Mas afinal, o que dizem as pesquisas sobre a importância de brincar ao ar livre?

Não é pequeno o número de estudos sobre o tema que atestam os benefícios e vantagens das brincadeiras ao ar livre. Um estudo da Universidade de Regina, que fica no Canadá, por exemplo, fez o acompanhamento de mais de 300 crianças, medindo o tempo que cada uma delas dedicava do seu dia para brincar ao ar livre.

Essa pesquisa concluiu que as crianças que passavam mais tempo brincando do lado de fora tinham mais vantagens. Assim elas não só estavam em melhor forma física como também estavam 3 vezes mais propensas a cumprir as diretrizes de atividades físicas diárias.

Além disso, outra pesquisa que se chama Teoria da Higiene, ainda afirma que é extremamente positivo para a criança estar em contato com a natureza e com toda a sujeira, bactérias e tudo mais que ela oferece. Isso porque essa exposição, entre outros benefícios, é importante para que a criança crie anticorpos.

Por outro lado, crianças com pouca exposição e acostumadas a um ambiente esterilizado tem maior propensão a ficarem doentes e também ao desenvolvimento de quadros alérgicos.

A importância de brincar ao ar livre

Vantagens de brincar ao ar livre

Obviamente que a lista de vantagens é muito grande, além dos benefícios que já falamos acima, tais como o preparo físico e o reforço do sistema imunológico. Entretanto a lista não para por aí, veja o que brincar ao ar livre estimula:

  •        Aprendizagem: quanto mais a criança se move nos primeiros anos de vida, maior é o estímulo ao seu cérebro, principalmente na região do cerebelo, que é responsável pelo equilíbrio.
  •        Criatividade: estar em um ambiente livre que não conta com brinquedos pré-fabricados ou jogos já estabelecidos, como os videogames, permite que os pequenos criem suas próprias brincadeiras e imaginem histórias.
  •        Autonomia: crianças que costumam brincar ao ar livre tendem a ser mais autônomas e independentes.

Além disso, brincar ao ar livre ainda estimula a coletividade e o contato e respeito com a natureza. Mas atenção: para que isso aconteça é preciso que os adultos se afastem e deixem a criança interagir livremente. Além disso, o melhor é priorizar pátios e espaços com grama, arvores e plantas, evitando áreas cimentadas e com construção.

Pronto, agora ponha uma roupa que seu filho possa sujar bastante, deixe ele brincar ao ar livre e aproveite os benefícios! 

 

Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você