Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância da leitura para as crianças

A importância da leitura para as crianças
Comunidade Materna
nov. 22 - 3 min de leitura
000

Desde os primeiros dias de vida, com certeza, você adotou uma rotina para criar hábitos no dia a dia do seu filho, não é mesmo? Isso serviu para melhorar o momento da amamentação, do banho, das brincadeiras e, acredito que hoje, essas tarefas fluem com mais tranquilidade e satisfação. Com a leitura não é diferente! Para ver o seu filho se interessar por livros é necessário que você estimule esse hábito desde o primeiro ano de vida.

Segundo estudos, por meio da leitura a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, adquire cultura, fortalece o conhecimento e valores. O momento da leitura precisa ser diário, mas não torne uma obrigação. Ser visto como uma hora de diversão facilita o interesse e quando menos esperar, o seu filho vai pedir para você ler aquela história que adora.

A maioria dos pais concorda com a necessidade de estimular o hábito da leitura em seus filhos. O problema é que, na hora de colocá-la em prática, surgem as dúvidas por onde começar. Mas fique tranquilo, há diversas formas para incentivar com muita diversão!

A importância da leitura para as crianças

Dicas para incentivar o seu filho a ler com frequência

Qual idade deve iniciar?
Não é necessário esperar o seu filho aprender a ler para estimular o hábito da leitura. Comece desde os primeiros meses de vida. Os livros para bebês são cheios de figuras, são coloridos e com pouco texto. É também uma ótima forma para o desenvolvimento da fala, já que a criança escuta a mamãe e o papai falando a palavra.

 Qual livro ler?
Analise os gêneros que seu filho gosta mais, por exemplo, se é conto de fada, de animais, clássicos, aventura, entre outros. Assim você pode indicar livros, revistas e gibis, que abordam esses temas.

Seja um exemplo
Os pais são referência para os filhos, portanto se não notarem que a leitura faz parte da rotina, com certeza, terão mais dificuldade para adquirir o hábito. Tenha livros em casa e demonstre satisfação em cada livro que ler.

Outras possibilidades
Visite com as crianças espaços culturais, como livrarias, bibliotecas e Sescs. Sempre há espaços decorados e programações com contações de histórias e teatros.

Espalhe por todos os cantos
Sabe aquele baú de brinquedos e aquele cantinho preferido para brincar? Deixe por ali alguns exemplares e quando for o momento de escolher as opções para brincar, inclua o livro.

Toda hora é hora de ler
Leia para o seu filho na hora de dormir, mas crie também outros momentos de leitura durante o dia: pode ser após as refeições, enquanto está na banheira e na volta da escola.

Colocando em prática essas dicas, o hábito da leitura fará parte da rotina da família. E prepare-se, pois as crianças costumam pedir pela mesma história mais de uma vez. Aproveite este momento maravilhoso!

 

Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você