[ editar artigo]

7 semanas de gravidez

7 semanas de gravidez

5 semanas após a concepção

Bebê  (Embrião)

Com 7 semanas o bebê (embrião) está cada dia mais parecido com um humano. Já podem ser observadas as regiões da coxa, perna e pés nos brotos dos membros inferiores. Apesar dos órgãos do bebê já começarem a se formar, ainda é muito cedo para que alguma função seja desempenhada. 

O cérebro já está em desenvolvimento, assim como as narinas, lente dos olhos, intestino, pâncreas e brônquios.  O embrião apresenta batimentos cardíacos. Já é possível notar feições humanas, pois seu rosto já está em desenvolvimento, se tornando mais definido. Também inicia o desenvolvimento de músculos e cartilagens.

O ureter, que é o tubo que conduz a urina dos rins para bexiga está se alongando e começa a formação das gônadas (testículos ou ovários). Ao final desta semana o embrião já apresenta o tubérculo genital que dará origem aos órgãos genitais externos.

Hormônio Beta HCG a todo vapor

O hormônio beta HCG (produzido pela futura placenta que está em formação) é o grande responsável pelo mal-estar das grávidas, as náuseas e enjoos podem aumentar nesta fase. Procure fazer uma alimentação a cada três horas, não ficando com o estômago cheio demais e nem vazio. Uma boa solução para aliviar os enjoos nessa fase é o gengibre, pode ser em forma de chá, cápsula ou pedaços. Suco de limão também é uma boa dica.

Evite alimentos gordurosos e beba sempre muita água. Outro sintoma muito comum é o sono. Parece ser um sono interminável e uma irritabilidade que insiste em aparecer do nada.

A região em torno dos mamilos fica mais escura por causa da produção de leite. Sua gengiva fica mais sensível, não descuide da escovação. Dê preferência à escova com cerdas mais macias. As unhas podem ficar com pequenas manchas ou sardas devido ao aumento de hormônio.

É nessa semana que os sintomas se intensificam, pois o nível de quantidade de HCG, produzida pela placenta, está elevado.

Nessa fase o bebê já pode ser visto pelo ultrassom. Ele pula, se movimenta, nada como um peixinho...  É  muito emocionante poder ver seu bebezinho, um sinal de que o verdadeiro milagre da vida está acontecendo. Mas essa sensação maravilhosa de senti-lo mexer, a mamãe só terá mais pra frente, lá pela 16º semana.

Alterações no corpo da mamãe nessa fase

Nessa fase, a barriguinha pode ser levemente percebida. O bebê está crescendo e apesar de algumas mamães sentirem muitos enjoos e ficarem sem vontade de comer, o útero começa a ficar mais inclinado para frente, podendo ser notado. A cintura começa a ficar mais larga e as roupas um pouco mais apertadas.

O lado emocional também muda, podendo ter altos e baixos, fazer drama por qualquer motivo, vontade de chorar facilmente... Mas fique tranquila, tudo isso passa. Essas alterações são hormonais.

Procure ficar tranquila, curtir seu bebê que precisa de muito amor e cuidado. Cuide de você também, repouse, faça exercícios recomendáveis para essa fase da gestação, se alimente de forma correta.

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você