[ editar artigo]

5 livros para ler com seu filho no processo de desfralde

5 livros para ler com seu filho no processo de desfralde


Tem desfralde acontecendo por aí? Confira cinco livros que podem te ajudar neste processo. São obras lúdicas, que podem ser lidas com as crianças para incentivar o desfralde. Vamos lá então?


O que tem dentro da sua fralda?


Este livro, escrito por Guido Van Genechten e Vânia M. A. de Lange, conta a história de um Ratinho, que é muito curioso. Uma das características dele é querer descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda do Ratinho. Uma grande surpresa os espera.

O texto cativa o pequeno leitor e o incentiva a compartilhar a curiosidade do Ratinho. As abas são interativas e guardam uma surpresa diferente.

 

Um presente incrível!


Escrito por Guido van Genechten e Camila Werner, “Um presente incrível!” apresenta um pequeno elefante como protagonista. Ele recebe um presente muito especial, mas não sabe bem o que fazer com ele. Os pais do elefantinho explicam que trata-se de um “penico-para-xixi-e-cocô”.
O elefante não entende logo de cara o que aquilo significa. Mas, com criatividade e uma boa dose de imaginação, ele experimenta usar o penico de maneiras diferentes.

Cocô no trono


Este livro, de Benoit Charlat, fala a respeito do processo de largar as fraldas e aprender a usar a privada. Algo que não é tarefa das mais simples, seja para os pais, professores e filhos. Uma fase que envolve planejamentos e mudanças na rotina.
“Cocô no trono” é um livro divertido e muito útil para quem se vê com tantas mudas de roupa suja por dia. Seu formato é grande, as páginas são reforçadas e bem coloridas. Um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono - e que fazem cada um sua "espécie" de cocô.

Mas, ao final, ele também apresenta sua performance (aprende a usar a privada sozinho), e para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor desempenhar, apertando um botão sonoro.

 Cocô, Xixi e Pum: Adeus, fralda!


A obra, escrita por Maíra Lot Micales, Thiago Egg, é super divertida. Quando o Cocô, o Xixi e o Pum se encontraram, fizeram uma bagunça e tanto! É que eles descobriram que tinham o mesmo sonho: não queriam mais morar nas fraldas nem ficar manchando colchões por aí.

O desfralde é um momento desafiador para as crianças e responsáveis. O livro é inspirado na vivência que a autora teve como mãe e ilustrado por um pai que está vivendo esse momento. Além de garantir muitas risadas, o livro vai incentivar o pequeno leitora a abandonar as fraldas.

O livro é 2 em 1. Além da história, contém um guia do desfralde para pais e cuidadores, assinado por um dos maiores nomes da pediatria brasileira: a Dra. Gilda Porta. O guia traz dicas e informações valiosas para ajudar no desfralde, podendo ser utilizado nas escolas.

Cadê o meu penico?


De Mij Kelly e Mary McQuillan, “Cadê o meu penico?” conta a história de Hortênsia, que estava louca de vontade de fazer “uma tal coisa”, mas não encontrava o seu penico. Os bichos a sua volta se divertiam com um objeto misterioso.
Quando descobrem que aquele pote serve para fazer xixi e cocô, todos ficam encantados com a novidade. Hortênsia pergunta aos animais sobre seu penico, mas eles não o conhecem por esse nome.

Escrita em versos rimados, esta história fala de maneira divertida sobre uma fase de crescimento e aprendizado na vida das crianças pequenas.

Conte para a gente como está sendo o desfralde do seu bebê. Tem algum livro para indicar? Sua experiência pode auxiliar outros pais a passarem por essa fase com mais tranquilidade 😉

Comunidade Materna
Ler conteúdo completo
Indicados para você