Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 exercícios para ter um parto normal mais tranquilo

5 exercícios para ter um parto normal mais tranquilo
Comunidade Materna
mai. 23 - 4 min de leitura
000

Exercícios que ajudam a ter um parto normal mais tranquilo

O parto normal, justamente por ser natural, não segue nenhuma regra. Não é possível prever como será o seu processo, quanto vai demorar, ou como o corpo da mulher e do bebê vão se comportar. Mesmo assim, existem cuidados que a grávida pode tomar para garantir o sucesso. E um deles são os exercícios que ajudam a ter um parto normal mais tranquilo.

Durante a gestação, a grávida deve se exercitar. Quem sempre fez atividades físicas, pode continuar com o treino agora adaptado, isto é, um pouco mais leve e levando em conta os limites que o corpo terá durante os nove meses. Quem não se exercitava deve começar com atividades leves como caminhadas e natação ou hidroginástica.

Além disso, existem alguns exercícios específicos que ajudam a estrutura do corpo da mulher a se preparar para todo o processo do parto normal. O ideal é começar a fazê-lo já no segundo bimestre para o corpo se acostumar.

Conheça os exercícios que ajudam a ter um parto normal mais tranquilo

  1. Borboletinha: esse é um exercício fácil que pode ser feito a qualquer hora do dia. Ele atua em dois locais importantíssimos para o parto normal. Consegue relaxar as articulações dos quadris e ajuda a abrir a pelve. Além disso o exercício diminui a tensão que ocorre na parte inferior das costas e melhor a postura no geral. Para fazê-lo, a grávida deve sentar no chão com as costas apoiada em uma parede. As pernas devem estar flexionadas, de forma que as plantas dos pés fiquem em contato uma com a outra. Isso fará com as pernas pareçam as asas de uma borboleta. Você deve pressionar os joelhos em direção ao chão, mas sem forçar. Isso lhe dará uma sensação de abertura em toda a pelve. Tente ficar assim pelo menos uns dez minutos.
     
  2. Cócoras: essa posição, além de abrir a pelve, também ajuda a fortalecer a musculatura da perna, que é bastante usada durante o parto normal. E também é muito simples. Fique de pé na frente de uma cadeira ou algo que possa servir de apoio. Contraia os músculos do abdome e comece a descer o corpo em direção ao chão flexionando os joelhos como se o objetivo fosse sentar em uma cadeira imaginária. Tente chegar até chão ficando realmente de cócoras. Tente ficar nessa posição por pelo menos dez minutos.
     
  3. Sentar na bola: uma ótima ideia para exercitar a musculatura pélvica, que é bastante usada durante o processo do parto normal. Com a ajuda de alguém, a grávida deve sentar sobre uma bola grande (daquelas usadas em aulas de Pilates). O objetivo é que a mulher rebole lentamente usando a bola e relaxe toda a sua musculatura.
     
  4. Postura do gato: esse é um excelente exercício para aliviar o desconforto que pode ocorrer no final da gravidez e mesmo na hora do parto. Ele também fortalece a musculatura do abdome, que é bastante usada na hora do parto normal. Comece ficando de quatro no chão, com os joelhos apoiados na mesma direção que os quadris e as mãos na mesma direção dos ombros. Inspire e contraia o abdome e os glúteos enquanto eleva as costas formando um arco. Solte a respiração enquanto a coluna volta ao normal. Repita esse exercício algumas vezes.
     
  5. Exercícios de Kegel: os famosos exercícios fortalecem toda a musculatura pélvica prevenindo desconfortos que podem ocorrer no parto normal. E a grande vantagem é que pode ser feito em qualquer lugar ou hora do dia. A grávida deve contrair os músculos da vagina, como se estivesse segurando a urina. Conte até cinco e solte os músculos. Repita o exercício pelo menos dez vezes. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você