[ editar artigo]

4 semanas de gravidez

4 semanas de gravidez

2 semanas após a concepção

Com 4 semanas você completa um mês de gestação, grandes mudanças e transformações acontecem, e o futuro bebê já tem seu sexo determinado (mas só será visível a partir da 16ª semana), o primeiro sinal dos membros aparece e são chamados de Brotos dos Membros.

Bebê (Embrião)

O bebê é chamado oficialmente de embrião e segue se desenvolvendo a todo vapor produzindo o hormônio Beta HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) –  que passa de 50 mIU/ml a 426 mIU/ml, da terceira para a quarta semana.

O embrião agora está implementado na parede uterina, tem a forma de um disco com 3 camadas de células germinativas que dão origem à ectoderma (células que dão origem ao cérebro), mesoderma (células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins) e endoderme (células que dão origem ao intestino, pulmões e outros órgãos internos).

Placenta

A placenta é um órgão vital que dá o suporte que o bebê precisa para seu desenvolvimento. Ela que se forma após a implantação do óvulo no útero e seu desenvolvimento é bem rápido no primeiro trimestre, pois chega a ficar maior que o bebê. É o único órgão do corpo humano que se desenvolve somente durante a gravidez, e é descartado no momento que o bebê nasce.

A placenta recebe todos os nutrientes da mamãe e passam para o bebê através do cordão umbilical (ducto vascular o que liga o bebê à placenta). 

Mamãe, sua menstruação já está atrasada...

Sua menstruação já está atrasada, e no final desta semana já pode haver suspeita de gravidez. Mas também é muito comum confundir os sintomas das primeiras semanas com a tensão pré-menstrual. 

Você sentirá cansaço, sensibilidade nas mamas e alterações de humor. Como os sintomas são muito parecidos, o jeito é esperar mais alguns dias para ter certeza. No corpo ainda não há sinais visíveis de gravidez.

Se for mais ansiosa, recorra a um teste de farmácia, eles são 99% eficazes. Se prepare para o emocionante POSITIVO!

Confirmada a gravidez, chegou a hora de marcar uma consulta com seu ginecologista e começar seu Pré-Natal. Caso ainda não tenha começado a tomar o suplemento ácido fólico, seu médico a aconselhará a começar. O ácido fólico é uma vitamina que ajuda na formação do sistema nervoso do Bebê. O nutriente também pode ser ingerido através de alimentos ricos em ácido fólico, veja alguns:

  • Beterraba

  • Flocos de aveia

  • Couve

  • Grão de bico

  • Lentilha

  • Flocos de milho

  • Cereais integrais

  • Feijão

  • Espinafre

Alimente-se de alimentos saudáveis e tome bastante água!

 

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você