Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

31 semanas de gravidez

31 semanas de gravidez
Comunidade Materna
mai. 31 - 2 min de leitura
000

Com 31 semanas de gravidez, o crescimento do bebê começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais.

A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana o bebê pesa cerca de 1,7kg e mede em torno de 36 a 37 cm dos pés à cabeça.

Múltiplos: Visite um pediatra e peça informações sobre os cuidados com os bebês. Se eles vierem mais cedo, você não vai necessitar de um monte de entrevistas com vários médicos para se decidir qual vai cuidar dos bebês. Você já aprontou sua mala para a maternidade?

 

Alterações no corpo da futura mamãe:

Seu abdome pode estar mais dolorido à medida que seu útero vai esticando e aumentando. Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo, a dez semanas do final. Como os ossos de seu bebê estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico. 

E o papai, como pode ajudar?

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lidar com esses desconfortos. Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você