Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

30 semanas de gravidez

30 semanas de gravidez
Comunidade Materna
mai. 24 - 4 min de leitura
000

30 semanas! Nesta semana você completará 3 quartos de sua gravidez. Isso significa que agora só faltam 10 semanas para finalmente você poder carregar o seu bebê no colo e enchê-lo de mimos.

Agora é a hora para você começar a desfrutar das suas últimas semanas de sua gravidez. Se você tiver a oportunidade, faça um jantar romântico com o seu parceiro para comemorar a chegada de um novo membro na família.

Enquanto este novo membro não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante a 30ª semana de gravidez, o seu bebê não cresceu bastante e nem engordou, pois o desenvolvimento desta semana é canalizado para o cérebro. Mas, mesmo assim o seu desenvolvimento continua, e neste momento ele pode estar medindo aproximadamente 28 cm de comprimento e pesando algo em torno de 1350 gramas.

Durante esta semana está sendo depositado uma camada de gordura ao redor do corpo do seu bebê, tornando-a mais lisa e macia, assim como nos comerciais de TV. Essa gordura vai ajudar o seu bebê a regular a sua temperatura corporal após o nascimento.

O cabelo chamado lanugem, que foi desenvolvido no corpo do seu bebê, vai começar a cair a partir desta semana. No entanto, alguns bebês ainda podem ter o cabelo em seu corpo mesmo após o nascimento.

As suas unhas das mãos e dos pés agora estão totalmente formadas, e crescendo como nunca. Em adição, a medula óssea do seu bebê agora é responsável pela produção de glóbulos vermelhos.

A medida que o seu bebê cresce, ele começa a ocupar um espaço maior na sua barriga, e assim, o volume de líquido amniótico em sua barriga começa a diminuir, e cada vez mais o seu bebê tem dificuldades para fazer movimentos devido ao espaço apertado em sua barriga. Portanto, não se assuste se o seu bebê não fizer tantos movimentos como algumas semanas atrás. No entanto, se os movimentos cessarem por completo, você deverá contatar o seu médico imediatamente.

O seu bebê está se preparando para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na sua próxima consulta, se o seu médico fizer uma ultrassonografia em você, ele lhe dirá em qual posição o seu bebê está. Caso o seu bebê esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), você não deverá se preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para o seu bebê mudar de posição.

Alterações no corpo da mamãe

Durante esta semana você pode começar a se sentir um pouco cansada. Isso acontece devido ao aumento dos níveis de progesterona em seu corpo, e em parte porque você esteja tendo problemas para ficar confortável o suficiente para dormir à noite. Uma boa alternativa que pode ajudar a você reduzir esta fadiga é praticando exercícios relaxantes. Mas, você não deve exagerar em qualquer atividade física, pois pode ser prejudicial a você e ao seu bebê.

Você poderá notar um certo inchaço nos tornozelos e nas pernas. Cerca de 40 a 75% das mulheres grávidas desenvolvem estes inchaços. Este sintoma é mais comum no final da fase gestacional, principalmente em dias quentes ou quando a gestante passa um longo período em pé.

Apesar de inchaços durante a gestação serem normais, você deverá alertar caso você note algum inchaço nas mãos e no rosto, pois isto são possíveis sinais de pré-eclâmpsia. Portanto, você deverá entrar em contato com o seu médico imediatamente.

Além de inchaços, varizes também são muito comuns durante a gestação. Elas são causadas pela fraqueza nas veias de pequeno porte, que transportam o sangue de volta ao coração. Normalmente, elas aparecem nas pernas e nos tornozelos com coloração avermelhada, azuladas e as vezes arroxeadas.

Essas veias podem se tornar piores em sua fase final de gestação devido à pressão sobre as veias da perna. Nesses casos, evite ficar sentada por um longo período de tempo com as pernas cruzadas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você