Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

28 semanas de gravidez

28 semanas de gravidez
Comunidade Materna
mai. 10 - 5 min de leitura
000

Você chegou as 28 semanas de gravidez, como está passando rápido! Daqui em diante, a sensação de que logo você estará com o seu bebê no colo provavelmente aumentará. Não há dúvidas que você também já deve ter pensando sobre como será a sua rotina após o nascimento do seu bebê, onde ele vai dormir e as futuras artes que ele poderá aprontar quando estiver mais crescidinho, como por exemplo rabiscar as paredes com canetinha. No entanto, não é muito bom pensar por esse lado. Procure pensar na felicidade que você terá tendo a oportunidade de mimar aquela coisinha miudinha e muito fofinha.

Enquanto este momento não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. 

Desenvolvimento do seu bebê

Seu bebê cresceu mais um pouquinho durante esta semana, e neste momento ele pode estar medindo 26 cm de comprimento e pesando cerca de 1150 gramas. O seu peso tende a aumentar cada vez mais em que a camada de gordura cresce sobre sua pele.

Uma novidade que provavelmente você vai gostar de saber é que durante esta fase da sua gravidez, o seu bebê começará a se familiarizar com a sua voz. Ele também será capaz de responder aos sons externos. Inclusive, existem estudos que comprovam que se o seu bebê ouvir a mesma melodia ele poderá reconhecê-la depois que está fora da barriga da mãe.

Devido a estar imerso constantemente em líquido amniótico a pele do seu bebê continuará a se enrugar. No entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois ele não nascerá com a pele enrugada.

Os olhos do seu bebê começarão a piscar frequentemente durante esta semana. O motivo para isto acontecer é que partir desta semana o seu bebê será capaz de responder à luz.

Se você fizer uma ultrassonografia 4D, talvez tenha a oportunidade de ver o seu bebê fazendo rápidos movimentos com seus olhos enquanto dorme. Movimento este bem similar ao que fazemos quando estamos sonhando. Devido a este fenômeno, os especialistas acreditam que os fetos podem sonhar. Isso provavelmente nos deixa com uma certa curiosidade em saber sobre o que eles sonham.

Na sua próxima consulta pré-natal o seu médico poderá dizer se o seu bebê está de cabeça para baixo com os pés para cima ou cabeça para cima com os pés para baixo (Posição pélvica). Quando o bebê está na posição pélvica pode ser necessário que o parto seja cesariana. No entanto, você não precisa se preocupar com a posição do seu bebê, pois ainda há 2 meses para o seu bebê trocar de posição.

Alterações no corpo da mamãe

Durante esta semana o seu abdômen continua a crescer, e talvez você possa começar a ter a sensação de que perderá o equilíbrio.

Alguns dos sintomas que você poderá sentir durante esta fase da sua gestação incluem azia, prisão de ventre, hemorroidas, incontinência urinária, varizes, inchaço e às vezes, prurido cutâneo. Além disso, os seus seios podem começar a secretar colostro.

Seu médico provavelmente vai querer vê-la a cada duas semanas durante este período. Se você não tiver feito um curso para o parto, você poderá fazer algumas leituras sobre o assunto para se familiarizar com o que acontecerá durante o parto.

Leia mais: Tire suas dúvidas sobre parto.

Seu médico agora poderá querer testar o seu tipo de sangue para determinar se você precisa do que eles chamam de tiro Rhogam. Um tiro Rhogam pode prevenir complicações, como por exemplo identificar se você e o seu bebê possuem tipos de sangue incompatíveis.

Neste momento é muito importante que você saiba os sinais e sintomas do trabalho de parto. Se você sentir qualquer dor intensa nas costas ou cólicas menstruais do tipo que vão e vem ou o seu útero se contrai de 4 a 6 vezes por hora, contate imediatamente o seu médico.

Abaixo separamos alguns sintomas que você deve ficar alertar durante este período, pois podem ser sinal de trabalho de parto.

  • Dor ou ardência ao urinar

  • Dor intensa no abdômen

  • Vazamento do fluido

  • Pressão pélvica intensa

  • Febre alta ou dor de cabeça constante

Todos os sintomas acima são sinais do trabalho de parto. Portanto, é muito importante que você saiba identificá-los, para assim contatar o seu médico.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você