Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

25 semanas de gravidez

25 semanas de gravidez
Comunidade Materna
abr. 19 - 4 min de leitura
000

23 semanas após a concepção

Finalmente você está entrando na sua 25ª semana de gravidez..Isso significa que logo você começará a visitar o seu médico com mais frequência.

Você provavelmente está se sentindo muito melhor com a sua gravidez. Nesse momento, certamente você já deve estar começando a pensar sobre o que vem depois do nascimento do bebê. Quando isso acontece, muitas mulheres começam a ter a sensação de que estão correndo contra o tempo.

Onde o bebê vai dormir? Qual será a cor do quarto do bebê? Qual nome eu devo dar ao bebê? Essas são típicas perguntas de uma mãe que está no sétimo mês de gestação. Se esse monte de perguntas começaram a te preocupar, você deverá manter a calma e tentar resolver uma de cada vez para não haver possíveis estresses.

Deixando as preocupações um pouco de lado, vamos falar sobre as novidades que podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana. Acompanhe!

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê cresceu ainda mais. Neste momento ele pode estar medindo 22 cm de comprimento e pesando aproximadamente 700 gramas.

As estruturas da coluna vertebral do seu bebê estão começando a se formar, e neste momento ela é composta de 33 anéis, 150 juntas e mais de 1000 ligamentos.

Os vasos sanguíneos já estão bem desenvolvidos. Além disso, as narinas do seu bebê, que até então estavam fechadas, começam a se abrir, e neste momento ele começará a praticar a respiração, inspirando o líquido amniótico.

Os ossinhos do seu bebê continuam a endurecer cada vez mais, e suas perninhas e seus bracinhos estão crescendo quase que na mesma proporção que será após o nascimento.

Neste momento, as pequenas mãozinhas do seu bebê já podem abrir e fechar, e provavelmente ele deve estar brincando de apertar e puxar o cordão umbilical. No entanto, você não precisa se preocupar, pois o seu bebê não tem tanta força a ponto de arrancar o cordão umbilical.

A pele do seu bebê, que até então era translúcida, começa a se tornar um pouco mais rosada. Isso acontece devido ao desenvolvimento do menor dos vasos sanguíneos do seu bebê, os capilares.

A cores dos olhos ainda não são definitivas. Isso significa que ao longo do desenvolvimento do bebê, as cor de seus olhos podem mudar. Este fenômeno acontece porque alguns pigmentos precisam de luz para se formar apropriadamente.

Entre os sentidos do seu bebê mais desenvolvido durante esta semana provavelmente está a audição.

Alterações no corpo da mamãe.

Com 25 semanas de gestação, o seu útero está do tamanho de uma bola de futebol, e cada vez mais pressiona a pélvis e as costas. Isso explica as dores em suas pernas e as dores nas costas que você pode estar sentindo ultimamente. Felizmente, essas dores que você anda sentindo podem ser aliviadas com repouso ou com um bom banho morno relaxante.

Você deve ter reparado que o seu cabelo ficou mais grosso, mais cheio, mais abundante e mais escuro, principalmente o cabelo do seu corpo. Isso acontece devido ao aumento de seus hormônios, que também provocam crescimento de mais pelos no seu corpo. No entanto, você não precisa ficar preocupada, pois após o nascimento do seu bebê tudo voltará ao normal.

Outro acontecimento que talvez também esteja incomodando você, são as coceiras. Elas são muito comuns durante a gravidez e raramente são algo muito sério. No entanto, se você se coça constantemente e já não aguenta mais de tanto coçar, o melhor a se fazer é consultar o seu médico, pois provavelmente ele irá lhe receitar algo para aliviar a coceira.

Outro fenômeno que pode acontecer com você durante este período de gestação é a dor ciática. Esta dor ocorre devido o bebê pressionar a sua cabecinha contra os ossos pélvicos, comprimindo as raízes do nervo ciático. Consulte o seu médico caso você sinta essas dores.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você