Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

23 semanas de gravidez

23 semanas de gravidez
Comunidade Materna
abr. 5 - 5 min de leitura
000

21 semanas após a concepção

Você já está na 23ª semana de gravidez, logo você completará os seus 7 meses de gravidez. Como está passando rápido não é mesmo? Se prepare, pois daqui em diante as coisas tendem a ser mais rápidas ainda, afinal só faltam pouco mais de 3 meses para o momento mais esperado, o dia do parto.

Enquanto esse dia não chega, aproveite para ler e saber as novidades que podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana.

Desenvolvimento do seu bebê

Durante essa semana, o seu bebê cresceu mais um pouco. Ele deve estar em média com 20 cm de comprimento e pesando aproximadamente 460 gramas, o que pode ser comparado a um boneco pequeno.

Essa fase é marcada pela sua pele avermelhada e enrugada devido à presença dos vasos sanguíneos bastante visíveis através da sua pele transparente. No entanto, você não precisa se preocupar, pois após o nascimento a pele do seu bebê estará normal.

Seus traços faciais já estão completamente formados.

Os pulmões continuam a se desenvolver, especialmente os vasos sanguíneos que os vão irrigar.

O sistema digestivo, circulatório e respiratório do seu bebê está quase formado, logo o seu bebê estará preparado para a vida fora do seu útero.

A audição do seu bebê está bem desenvolvida. Agora ele já pode ouvir a sua voz claramente e até mesmo o barulho digestivo e o seu coração batendo.

Como a audição está mais apurada, conversar com o seu bebê é uma dica bem legal. Isso mesmo que você leu, conversar! Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo e também ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o seu parceiro também.

Nessa fase da gestação, os movimentos do seu bebê já estão se tornando cada vez mais constantes. As atividades do seu bebê daqui para a frente tendem a ser mais agitadas. Portanto, não se preocupe caso o seu bebê comece a se movimentar todo o momento. É normal e delicioso!!

Prematuro: Caso aconteça do seu bebê nascer durante essa semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade de sobrevivência será bem maior, chegando a ficar entre 80 e 90 por cento. Vale ressaltar que os fatores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebê são vários.

Alterações no corpo da mamãe.

Se durante esta fase da sua gestação você notou uma linha escura no meio da sua barriga, é normal, é chamada de linha Nigra. Para falar a verdade, esta linha sempre esteve na sua barriga, mas você jamais deve ter notado até o momento, não é mesmo? Isso acontece devido ao aumento de hormônios durante a gravidez. No entanto, você não precisa se preocupar, pois após o nascimento do seu bebê ela sumirá.

O tamanho do seu útero já está quase a 4 cm acima do seu umbigo e a sua barriga cresce a olhos vistos. Como os músculos intestinais estão mais relaxados e o estômago mais comprimido, é comum sentir azia e a sensação de “estômago cheio” depois das refeições.

Beber muita água e praticar exercícios físicos, caminhadas e ingerir alimentos ricos em fibras são importantes nessa fase, pois um incomodo comum nessa fase é a prisão de ventre.

Outra alteração que pode estar incomodando você durante essa semana é as coceiras na barriga. Essa coceira surge devido ao esticamento da pele, provocando as estrias, que por sua vez resultam na coceira. O que você deve fazer para evitar as coceiras é utilizar algum creme hidratante ou óleo específico para prevenção de estrias e que seja aprovado pelo seu médico.

As alterações de humor podem começar a aumentar nesta fase da gestação. No entanto, você não precisa se preocupar, pois elas são normais e logo vão desaparecer no final do terceiro trimestre ou após o nascimento do seu lindo bebê.

É importante que o seu parceiro também saiba que essas mudanças de humor podem ocorrer devido à fase da sua gravidez. Assim, você e o seu parceiro podem evitar possíveis desentendimentos.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você