Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

22 semanas de gravidez

22 semanas de gravidez
Comunidade Materna
mar. 29 - 5 min de leitura
000

(20 semanas após a concepção)

Você já está entrando na 22º semana de gravidez (22 semanas) e nesse momento da sua gestação você vai começar a notar que o número de tarefas relacionadas ao seu bebê está aumentando cada vez mais. Sem dúvida isso acaba tomando um pouco do seu tempo e do seu parceiro, às vezes até estressando. Se isso está acontecendo com você, tente sair um pouco da rotina para não se estressar. Procure um tempo livre e combine algum programa com o seu parceiro, como ir ao cinema, jantar fora, algo que a distraia.

Além da falta de tempo devido às tarefas extras, você também poderá notar algumas mudanças em seu corpo e algumas novidades em relação ao seu bebê.

Desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento do seu bebê continua semana a semana. Seu tamanho mais ou menos é de 19 cm e seu peso em média de 350 gramas.

Neste momento, as pálpebras do seu bebê já devem estar formadas e as sobrancelhas já estão se desenvolvendo.

 A essa altura, o seu bebê já está com as unhas formadas e os cabelos estão crescendo, o que deixa você um pouco curiosa para saber qual será a cor e o tipo de cabelo que ele terá.

O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais rápido. O desenvolvimento irá continuar até que o seu bebê complete 5 anos de idade.

Durante essa semana, as rugas da pele do bebê começam a aparecer, mas não se preocupe, pois ao nascer, elas desaparecem.

O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do seu bebê, está se desenvolvendo, e por incrível que pareça, isso fará o seu humor mudar nas próximas semanas.

A audição do seu bebê está em adaptação, os ossos do ouvido interno já se formaram totalmente, seu bebê já escuta com grande nitidez as vozes do lado de fora da barriga.

O senso de paladar do seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais, e normalmente, quando o bebê está nesta fase de gestação ele já sabe diferenciar o que tem gosto bom e o que não tem. Através de uma ultrassonografia 3D durante este período, você talvez consiga vê-lo colocando a língua para fora para provar o líquido amniótico e depois fazendo careta. Sinal que o sabor do líquido amniótico não deve ser nada bom.

É nessa fase que a maioria dos médicos solicita o exame morfológico do segundo trimestre, que costuma acontecer entre a 21ª e a 22ª semanas.

Alterações no corpo da mamãe

Com 22 semanas de gravidez, certamente você já deve ter ganho um pouco de peso devido ao desenvolvimento do seu bebê.

Esse peso extra que você ganhou, pode causar dores nas suas costas, o que é natural durante a gestação.

O ideal para aliviar essa tensão, é evitar sapatos com salto muito alto, evitar ficar sentada ou em pé por um longo período de tempo. Além disso, lembra-se de repousar os seus pés sobre um banquinho quando você estiver sentada.

Outro desconforto que pode surgir devido ao aumento da sua barriga, é na hora de realizar algumas tarefas do dia-a-dia, como subir ou descer escadas. Normalmente, subir ou descer escadas na gravidez, pode trazer um pouco de insegurança, então o melhor a se fazer nesse tipo de situação é tentar evitar subi-las. No entanto, há casos em que não da para evitar, então se este for o seu caso, procure não ficar ofegante na hora da subida ou da descida para não se desequilibrar.

Durante esta fase de gestação, muitas mulheres sentem coceira em suas barrigas, portanto, se isto estiver acontecendo com você, não se preocupe, pois é natural. O que você deve fazer para evitar essas coceiras é hidratar o local onde coça com loções hidratantes para prevenir estrias. Além de reduzir a coceira, certamente a sua pele ficará mais macia e cheirosa.

A alimentação é muito importante também. Procure se alimentar corretamente e incluir alimentos ricos em fibra e beber bastante água para ajudar na formação das fezes facilitando a ida ao banheiro, pois nessa fase algumas mulheres podem sofrer com o aparecimento de hemorroidas. Elas ocorrem devido à dilatação das veias do ânus.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você