Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

19 semanas de gravidez

19 semanas de gravidez
Comunidade Materna
ago. 2 - 3 min de leitura
000

(17 semanas após a concepção)

Uauu 19 semanas! Já chegamos quase na metade da gestação!

Na 19ª semana de gravidez, o bebê dorme por uma hora e acorda por mais ou menos uma hora, e olha só, ele já pode ter uma posição preferida para dormir!

Se estiver grávida de uma menina saiba que os ovários já contêm os ovócitos primários (óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida) e o útero está completamente formado. Agora se estiver esperando um menino saiba que as genitálias já estão bem claras para um reconhecimento através do ultrassom.

Ao redor do seu bebê, está sendo produzido um revestimento branco leitoso conhecido como vernix caseoso, que serve para proteger a pele do bebê da exposição ao líquido amniótico. Sob o vernix, o lanugo (camada de pelo muito fino e suave) cobre o corpo do bebê, isso serve para conservar o calor.

Os rins do seu bebê já estão em completo funcionamento, nessa semana começa a produção de urina.

A placenta continua crescendo e nutrindo o bebê, embora esteja completamente formada, cresce em diâmetro e não aumenta em espessura. O bebê mede cerca de 20 cm e pesa em torno de 220 gramas, mais ou menos o tamanho de uma manga grande.

Nessa fase já dá pra sentir o bebê mexendo. Que sensação incrível!

Entre as semanas 18º e 22º, seu médico poderá solicitar o exame Ultrassom Morfológico do 2º Trimestre. Esse exame serve para verificar o coração e suas câmaras, a formação cerebral, o sistema digestivo, os rins, a localização da placenta (para diagnosticar placenta prévia) e as medidas da cabeça e fêmur para avaliar como está o crescimento do feto.

Como estamos mamãe?

Você pode desenvolver manchas escuras no rosto, testa, queixo e nariz. Essas manchas são chamadas de “cloasma” e aparecem devido às alterações hormonais, por isso faça uso constante de protetor solar indicado para o rosto. Essas manchas vão desaparecer após o parto.

A pele pode ressecar e muitas gestantes apresentam estrias, principalmente, nas regiões de maior distensão da pele. Beber muito líquido e fazer uma alimentação adequada ajuda a reduzir o ressecamento da pele e a formação de estrias. Os hidratantes podem ajudar a evitar o ressecamento e a prevenir a coceira, mas você deve ter em mente que não há como prevenir completamente as estrias.

Como o útero está crescendo, ele está empurrando o estômago e com isso, acaba atrasando a digestão. Algumas gestantes nessa fase sentem um incômodo chamado azia. Isso é normal em muitas mulheres. O ideal é optar por uma alimentação mais saudável.  Alimentos com ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Procure manter em sua dieta folhas verdes, cereais e frutas frescas.

Futuro papai

Você deve estar se perguntando se será um bom pai. Apesar de ser uma preocupação muito constante entre os homens, não se preocupe você terá bastante tempo para aprender junto à mamãe.

Nessa fase, você já é capaz de sentir os movimentos do bebê! Que delícia, aproveite para sentir seu bebezinho junto com a mamãe.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você