Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

18 semanas de gravidez

18 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jul. 25 - 3 min de leitura
000

(16 semanas após a concepção)

Com 18 semanas o desenvolvimento do bebê é marcado pelos movimentos cada vez mais intensos dentro da barriga da mamãe. 

Já apresenta soluços, para o desenvolvimento do diafragma (um músculo importante para a respiração).

As orelhas já estão posicionadas no lugar correto. Seu desenvolvimento auditivo já está na fase de escutar os batimentos cardíacos da mamãe e o ruído causado pela passagem de sangue pelo cordão umbilical, tanto como os barulhos causados pelo aparelho digestivo.

Em breve ele irá escutar os barulhos externos com mais exatidão, principalmente ao ouvir a voz da mamãe.

Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas, o seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão em desenvolvimento.

As pontas dos dedos estão mais recheadas e agora ele já se movimenta bastante dentro do útero. 

O coraçãozinho do bebê bate duas vezes mais rápido do que o da mamãe.

Mudanças na mamãe 

No final desta semana você completa o quarto mês de gestação.

Sintomas como tonturas e sensação de fraqueza são comuns durante toda a gestação, mas se isso estiver acontecendo com muita frequência converse com seu médico.

"Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo. Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer exercícios físicos, pois eles ajudam a relaxar e descansar além de melhorar a circulação sanguínea.

Corrimento branco poderá aparecer também nessa fase, geralmente vai aumentando a medida que vai se aproximando do parto. Mas fique atenta, se esse corrimento mudar de cor, textura, odor, informe ao seu médico para investigar se não é uma infecção.

 Até agora você passou por várias mudanças e uma delas que é muito comum em algumas gestações é diminuição da libido (baixo desejo sexual), converse com seu marido de forma que ele entenda que o sexo não é a única forma de carinho e amor. Com certeza ele irá entender, afinal reconhece as mudanças pelas quais está passando.

É possível que comece aparecer coceiras pelo corpo, espinhas e manchas na pele, principalmente no rosto. Por isso em caso de coceira, o ideal é sempre  hidratar a pele. Em casos de manchas e espinha, faz parte de toda essa mudança hormonal. Converse com seu médico para saber qual o melhor tratamento.

O ideal nessa fase quanto ao peso, é que a futura mamãe ganhe em média até 5,5 kg, mas isso depende muito do peso que tinha ao engravidar e do tipo físico da gestante.

Papai, tenha paciência!

É comum você se sentir um protetor da mamãe, a gestação traz diferentes emoções e ela irá precisar de um ombro, às vezes você pode ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela, mas relaxe, tudo o que ela precisa é de apoio, dê a ela sua atenção exclusiva, é tudo o que ela precisa neste momento.

Muito carinho na barriga e muita paciência com a mamãe, pois tudo é uma fase. Aproveitem ao máximo!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você