Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

15 semanas de gravidez

15 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jul. 12 - 3 min de leitura
000

13 semanas após a concepção

Com 15 semanas, se você estiver com sorte, através de um ultrassom você poderá ser surpreendida com o seu bebê chupando o dedo... que fofura!!! Ele agora está aproximadamente com o tamanho de uma maçã. Seu corpo já está mais proporcional, com suas perninhas mais longas que os braços.

A pele ainda é muito fina e as veias podem ser vistas através dela. O lanugo (um tipo de pelo muito fino) cobre o corpo e vai continuar crescendo até a 26ª semana de gestação.

As articulações já estão completamente formadas. Os ossos do seu bebê estão retendo bastante cálcio, devido a isso estão começando a ficar cada vez mais duros.

Seus músculos da face já se desenvolveram o suficiente a ponto do bebê já fazer caretinhas, mas ele ainda não sabe controlar esses movimentos. Suas expressões são reflexos inconscientes ainda.

Por incrível que pareça, o bebê nessa fase já consegue perceber a luz através da pele. É como nós, com a pálpebra fechada diante da luz.

As papilas gustativas começam a se formar.

O bebê ainda tem bastante espaço para se mexer dentro da barriga da mamãe, então é natural que ele mude o tempo todo de posição. Mas, ainda para mamães de primeira viagem poderá passar despercebido, pois essa movimentação do bebê ainda é muito sutil. Mas mamães que já passaram por outras gestações, podem perceber facilmente.

O bebê nessa fase pode soluçar com frequência, mas provavelmente ainda a mamãe não consegue sentir.

A mamãe com 15 semanas de gestação

Início do segundo trimestre, essa é uma fase mais tranquila em relação aos sintomas (azia, enjoos, vômitos...).

A futura mamãe está com mais disposição e sentindo sua barriga cada vez maior. Daqui pra frente fica cada vez mais evidente. O ideal agora é usar roupas mais confortáveis. 

O útero começa a sair da bacia e você vai senti-lo mais ou menos a 8 cm abaixo do umbigo. Você vai notar que nas próximas consultas ao obstetra, ele irá medir a altura do fundo uterino para se certificar que o bebê esteja crescendo de modo adequado. A altura uterina é a medida da distância do fundo uterino ao osso público. 

Como o desenvolvimento dos ossos do bebê retém muito cálcio, é ideal que você coma alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, lembrando sempre de não ingerir ao mesmo tempo alimentos ricos em ferro, para não prejudicar a absorção. 

Outra dica importante para a absorção do cálcio, é tomar pelo menos 10 minutos de sol por dia para produzir a vitamina D, que é importante para essa absorção. Não esqueça de usar o protetor solar. 

A partir de 15 semanas, fica cada vez mais fácil identificar o sexo do bebê, por meio do exame de ultrassonografia, se ele não estiver com as perninhas fechadas.

Papai carinhoso 

Papai, seu carinho e atenção são essenciais para a futura mamãe e consequentemente para o bebê. Pesquisas revelam que quanto mais carinho a mãe recebe mais carinho ela dá ao bebê e a você!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você