[ editar artigo]

14 semanas de gravidez

14 semanas de gravidez

12 semanas após a concepção

Com 14 semanas de gravidez, o bebezinho já está mais ou menos do tamanho de um limão. Ele já começa a fazer movimentos respiratórios (inspiração e expiração).

Suas mãozinhas já se mexem (mais como um reflexo do que por vontade), os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas e o pescoço está se alongando. O queixo ainda repousa sobre o tórax.

Nessa fase, o bebê recebe todo seu alimento pelo cordão umbilical, que é o responsável pela nutrição e oxigênio do bebê.

Sua boquinha também já começa a abrir e fechar e o bebê já consegue fazer o movimento de sucção, podendo até colocar um dedinho na boca.

O esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais estão todos formados, se preparando para o chorinho ao nascer.

Através do ultrassom já é possível ouvir os batimentos cardíacos. E como seus órgãos genitais já estão formados, se o bebê colaborar, é possível saber o sexo também.

Nas semanas anteriores seus cabelos já começaram a aparecer. Agora uma pequena camada de pelos começam a surgir, formando a sobrancelha e uma pequena penugem pelo corpo todo.

Como a mamãe está nessa semana?

Final do primeiro trimestre, que bom! Você vai começar a sentir menos náuseas, vai perceber que as idas ao banheiro serão feitas com menor frequência e vai se sentir menos cansada. Por outro lado, você pode começar a sentir o intestino preso, isto porque os hormônios relaxam os músculos intestinais fazendo com que eles trabalhem com mais lentidão e para ajudar, seu útero está pressionando a parte final do intestino. Suas mamas começam a se preparar para a amamentação desde o primeiro dia de gravidez, mas nesta etapa você vai notar o aumento e escurecimento da aréola.

Se ainda não providenciou sutiãs, calcinhas e roupas mais confortáveis, esse é o momento, pois sua silhueta já está modificando.

Use e abuse de cremes e óleos para o corpo, principalmente na região da barriga e seios, evitando assim o aparecimento de estrias.

Se você, futura mamãe, costuma usar tintas e químicas no cabelo, converse com seu médico, pois todo o cuidado é pouco. Ele vai saber informar as recomendações ideais.

Nessa fase, surge a linha nigra – aquela faixa escura que vai do estômago até a região pubiana. Após o parto do bebê, ela vai sumindo. O ideal enquanto isso, sempre que for tomar sol, passe protetor solar de fator acima de 30.

Como o papai está se sentindo?

Agora que a mamãe já está um pouco mais tranquila, os sintomas já deram uma trégua, como está o papai?

Muito estressado com as finanças ou preocupado com o medo de ser pai?

Muitas vezes, os homens esperam lidar com as finanças familiares, que se tornam o foco principal de atuação do pai; na verdade, estão escondendo as reais preocupações – o medo de ser pai e a gravidez.

Aproveite essa fase mais tranquila da mamãe para organizar os aspectos práticos da chegada do bebê, como o enxoval, a decoração do quartinho.

Uma dica legal é prestar atenção na época do ano que seu bebê vai nascer, se vai estar calor ou frio, podendo assim organizar a compra adequada das roupinhas.

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você