Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

13 semanas de gravidez

13 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jun. 29 - 3 min de leitura
000

11 semanas após a concepção

Bebê (feto)

Com 13 semanas, inicia-se a formação das cordas vocais, os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face assumindo sua posição normal e definitiva. Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê. O fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. O feto mede aproximadamente de 13 a 14 cm (dos pés à cabeça) e pesa cerca de 30 gramas. Mais ou menos o tamanho de um pêssego.

As estruturas essenciais do corpo para o desenvolvimento do bebê já estão formadas, agora os órgãos começarão a trabalhar bastante.

Seu corpinho, ao longo dos próximos meses, vai crescer a uma velocidade incrível para acompanhar a cabeça. Ao nascer, a cabeça terá apenas ¼ do seu comprimento total.

Apesar de já se movimentar bastante dentro do útero ainda não é possível senti-lo. Os movimentos nessa fase são discretos, muitas vezes confundidos com flatos intestinais (gases), sendo difícil distinguir, principalmente na primeira gestação. Esses movimentos, que parecem cócegas, “tremidas” ou vibrações, aumentam nas próximas semanas, até chegar ao ponto de sentir o chute do seu bebê.

O bebê, que já começou a ficar bem “sapequinha”, se mexe, nada, agora também toca o cordão umbilical, dando a impressão de estar brincando, mas na verdade são só os movimentos que nessa fase estão mais acentuados.

Oba!!! Em alguns casos já é possível descobrir o sexo do bebê, mas tenha calma a certeza do sexo só poderá ser confirmada na 16ª semana, pois vai depender muito da posição do bebê.

Mamãe e seus sintomas:

Praticamente todos os sintomas que você teve no início da gestação começam a desaparecer, mas se ainda se sente um pouco cansada ouça seu corpo e procure descansar, afinal ele está trabalhando pesado nesse momento.

À medida que seu útero estica você pode sentir o abdome doloroso. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Muitas vezes é interpretada como uma fisgada perto da região da virilha.

Com o útero em pleno crescimento, sua barriguinha de grávida está cada vez mais evidente.

Devido a alterações hormonais, ocorre um desequilíbrio hídrico, ou seja, uma retenção de líquidos que acontece nessa fase. Os tecidos retém mais água, pés e tornozelos ficam um pouco mais inchados.

Mas não se preocupe, esses transtornos são temporários e são facilmente eliminados quando melhora a circulação sanguínea.

A diminuição do sal na alimentação, fazer caminhadas, evitando assim ficar muito tempo sentada, evite saltos altos e calças justas. Tudo isso são métodos para diminuir essa retenção de líquidos.

Cuide sempre da boa alimentação, evitando alimentos gordurosos, com muito sal, frituras. Coma bastante frutas e beba muita água.

Já escolheram o nome do bebê?

Se ainda não conseguiram descobrir se virá uma menina ou um menino, tenham um pouco mais de paciência que em breve saberão e poderão realmente definir o nome!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você