[ editar artigo]

12 semanas de gravidez

12 semanas de gravidez

10 semanas após a concepção - Final do Primeiro trimestre

12 semanas! Chegamos ao final do primeiro trimestre e o bebê já está com aproximadamente 9 a 11 cm (medindo da cabeça ao bumbum), mais ou menos o tamanho de um limão. Quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados e continuarão se desenvolvendo e crescendo até o parto. Os dedos das mãos e pés que antes eram unidos já se separaram e a partir de agora começa o crescimento das unhas e pelos.

A cabeça, que tem a aparência bem desproporcional ao seu corpo, pausa um pouco seu crescimento. O bebê começa a ganhar mais peso e ficar cada vez mais parecido com um bebezinho. O bebê pesa aproximadamente 20 gramas.

Os órgãos genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino

Nessa semana já é possível, em alguns casos, descobrir o sexo do seu bebezinho. Neste período, os tecidos e os órgãos genitais formados crescem e amadurecem rápido.

O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos.

O feto nessa fase se mexe sem parar, parece que está em um parque de diversões. Vira para um lado e para o outro, parece um peixinho nadando. Já é possível a mamãe sentir uns leves tremores com esses movimentos do bebê.

Se inicia o segundo trimestre, como está a futura mamãe?

É mamãe, o tempo está passando rápido e já estamos no segundo trimestre! Seu útero continua crescendo, mas a boa notícia é que ele vai parar um pouquinho de pressionar sua bexiga e as visitinhas ao banheiro vão diminuir um pouco. Então aproveite enquanto pode porque no terceiro trimestre seu útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a barriga.

Aquele mal estar matinal começa a ficar sob controle e você vai se sentir menos cansada, mais disposta. É comum nesta fase sentir dores de cabeça, tonturas leves e palpitações, isso acontece devido ao aumento de volume sanguíneo. Mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.

A barriguinha está cada vez mais evidente, os seios maiores e às vezes doloridos, aréolas mais escuras também.

A fase do risco de aborto natural praticamente já encerrou, os papais podem ficar mais tranquilos.

A relação sexual do casal evidentemente modificou nesses últimos meses, mas saiba que se a gravidez está normal, sem riscos, é muito saudável aproveitar um pouco com seu parceiro.

Nessa semana, entra a fase das vitaminas complementares, tanto para complemento da mamãe como também para ajudar no desenvolvimento fetal.

É importante não se descuidar da alimentação nessa fase, pois como as náuseas, enjoos praticamente desapareceram e o apetite voltou, algumas mulheres podem engordar mais do que o indicado.

Beba sempre muita água. Procure manter uma dieta equilibrada, escolha alimentos que sejam fontes de vitaminas, proteínas e minerais.

Papai, agora é só alegria!

Sua companheira, a futura mamãe já está se sentindo melhor, tanto na disposição quanto no humor. Aproveitem essa fase para se distraírem um pouco, façam exercícios juntos. Uma boa caminhada ajuda a controlar a ansiedade e se manter em forma. Procure estar junto da mamãe nos exames de ultrassonografia, pois nessa semana, se o seu bebezinho facilitar as imagens, vocês descobrirão juntos se terão um menininho ou uma menininha.

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você