Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

12 semanas de gravidez

12 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jun. 27 - 4 min de leitura
000

10 semanas após a concepção - Final do Primeiro trimestre

12 semanas! Chegamos ao final do primeiro trimestre e o bebê já está com aproximadamente 9 a 11 cm (medindo da cabeça ao bumbum), mais ou menos o tamanho de um limão. Quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados e continuarão se desenvolvendo e crescendo até o parto. Os dedos das mãos e pés que antes eram unidos já se separaram e a partir de agora começa o crescimento das unhas e pelos.

A cabeça, que tem a aparência bem desproporcional ao seu corpo, pausa um pouco seu crescimento. O bebê começa a ganhar mais peso e ficar cada vez mais parecido com um bebezinho. O bebê pesa aproximadamente 20 gramas.

Os órgãos genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino

Nessa semana já é possível, em alguns casos, descobrir o sexo do seu bebezinho. Neste período, os tecidos e os órgãos genitais formados crescem e amadurecem rápido.

O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos.

O feto nessa fase se mexe sem parar, parece que está em um parque de diversões. Vira para um lado e para o outro, parece um peixinho nadando. Já é possível a mamãe sentir uns leves tremores com esses movimentos do bebê.

Se inicia o segundo trimestre, como está a futura mamãe?

É mamãe, o tempo está passando rápido e já estamos no segundo trimestre! Seu útero continua crescendo, mas a boa notícia é que ele vai parar um pouquinho de pressionar sua bexiga e as visitinhas ao banheiro vão diminuir um pouco. Então aproveite enquanto pode porque no terceiro trimestre seu útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a barriga.

Aquele mal estar matinal começa a ficar sob controle e você vai se sentir menos cansada, mais disposta. É comum nesta fase sentir dores de cabeça, tonturas leves e palpitações, isso acontece devido ao aumento de volume sanguíneo. Mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.

A barriguinha está cada vez mais evidente, os seios maiores e às vezes doloridos, aréolas mais escuras também.

A fase do risco de aborto natural praticamente já encerrou, os papais podem ficar mais tranquilos.

A relação sexual do casal evidentemente modificou nesses últimos meses, mas saiba que se a gravidez está normal, sem riscos, é muito saudável aproveitar um pouco com seu parceiro.

Nessa semana, entra a fase das vitaminas complementares, tanto para complemento da mamãe como também para ajudar no desenvolvimento fetal.

É importante não se descuidar da alimentação nessa fase, pois como as náuseas, enjoos praticamente desapareceram e o apetite voltou, algumas mulheres podem engordar mais do que o indicado.

Beba sempre muita água. Procure manter uma dieta equilibrada, escolha alimentos que sejam fontes de vitaminas, proteínas e minerais.

Papai, agora é só alegria!

Sua companheira, a futura mamãe já está se sentindo melhor, tanto na disposição quanto no humor. Aproveitem essa fase para se distraírem um pouco, façam exercícios juntos. Uma boa caminhada ajuda a controlar a ansiedade e se manter em forma. Procure estar junto da mamãe nos exames de ultrassonografia, pois nessa semana, se o seu bebezinho facilitar as imagens, vocês descobrirão juntos se terão um menininho ou uma menininha.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você