Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

11 semanas de gravidez

11 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jun. 22 - 3 min de leitura
010

9 semanas após a concepção

Bebê (feto)

Com 11 semanas se inicia uma fase de desenvolvimento mais suave e os riscos de abortos espontâneos diminuem bastante.

Já estamos no final do primeiro trimestre e ele já está medindo aproximadamente o tamanho de um figo.

Seus dedinhos das mãos e dos pés já estão praticamente formados e já tem unhas.

A cabeça é quase tão grande quanto o restante do corpo. As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver, mas o feto ainda não consegue enxergar a luz, pois seu nervo óptico ainda não está totalmente formado.

Olhos e orelhas, nessa etapa da gravidez já estão bem formados, podendo ser vistos no do exame de ultrassom. Mas ainda não funcionam por completo, pois tanto o nervo óptico como as ligações internas dos ouvidos estão em desenvolvimento.

Com o narizinho já formado também, nessa semana é possível vê-lo na ultrassonografia (é uma graça!) 

O bebê já está com seus dentinhos em formação, mas ainda não é possível enxergar, pois eles estão feito “botões” na gengiva. Na hora certa começam a aparecer.

Ultrassom Morfológico do primeiro trimestre

É entre a 11º e a 14º semana que é ideal realizar o exame de TN (Translucência Nucal), que é uma medida na região da nuca do feto para calcular o risco de ele apresentar malformações, alterações genéticas ou alguma síndrome, como a síndrome de Down. É um exame feito por ultrassonografia. 

 

E como está a ansiedade da mamãe?

Nessa semana as náuseas, o mal estar diminuem um pouco, dando uma trégua para a futura mamãe, mesmo assim algumas mulheres ainda sentem enjoos matinais. Seu apetite começa a se normalizar, mas alguns odores ainda podem incomodar bastante. Na verdade na próxima semana que essa trégua será maior, acabando quase que totalmente esses sintomas.

A ansiedade nessa semana também toma conta, pois está cada vez mais próximo a descoberta do sexo do bebê. Graças aos novos hormônios, as fortes dores de cabeça ainda prevalecem e livrar-se dela é uma tarefa difícil já que durante a gravidez o ideal é evitar tomar qualquer medicamento.

Nesse caso, converse com o seu médico, ele saberá a melhor indicação.

A importância do Ácido Fólico

O ácido fólico é um suplemento que ajuda a prevenir alterações genéticas no feto, além de minimizar os riscos de parto prematuro oi outros problemas. O ideal é que seja tomado pelo menos três meses antes de engravidar, mas se não for possível, é fundamental tomar no primeiro trimestre da gestação.

Para algumas mulheres a barriguinha já está evidente, mas para outras isso pode demorar um pouco mais para começar a notar a silhueta de gestante.

É legal registrar esse momento, aproveitar para tirar muitas fotos da barriguinha começando a aparecer.

Como o papai está se sentindo?

Como você esta lidando com a gravidez? A ansiedade também toma conta do papai, afinal na próxima semana vocês descobrirão juntos se o seu bebê é uma menina ou um menino.

E as preocupações financeiras, responsabilidades? Aumentando cada vez mais não é mesmo? Papai, relaxe! Tente se distrair um pouco e curtir todos esses momentos juntos, é mágico. Agrade a futura mamãe, pois é ela quem carrega o bem mais precioso da vida de vocês.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você