Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 semanas de gravidez

10 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jun. 20 - 3 min de leitura
000

8 semanas após a concepção

Bebê (feto)

Com 10 semanas, o bebê já está aproximadamente com o tamanho de um morango, embora a mãe não o perceba, o seu desenvolvimento está a todo vapor dentro do útero. Seus olhos estão bem desenvolvidos, mas localizados ainda um de cada lado da cabeça e na medida em que a cabeça continua crescendo eles migrarão para a porção frontal da face.

As orelhas estão situadas em posição baixa na cabeça e se moverão para cima conforme ela crescer.

A língua está terminando sua formação. O fígado deixa o abdome saliente.

Com suas genitálias em formação, em bebês meninas o clitóris começa a se formar e em meninos o pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, mas ainda é difícil reconhecer as genitais externas. Mas em breve, lá pela 16º semana (ou até antes) já será possível distinguir se seu bebê é menina ou menino.

As articulações já estão formadas!

Cotovelos, ombros, joelhos, tornozelos e quadris já estão formados. Os braços e pernas já estão bem desenvolvidos, os dedos das mãos estão se alongando e os dos pés estão separando um do outro. O ectoderma do feto será substituído o por uma fina membrana que no futuro se tornará a pele.

O danadinho agora só faz peraltices, estica bastante suas mãos e pernas e até o líquido amniótico ele engole.

Todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes, os principais sistemas estão formados e integrados e ao término desta fase o feto aumentou o peso cerca de cinquenta vezes.

Sua cabeça agora já está mais proporcional ao corpo, diferente da semana anterior.

Como está a mamãe nessa semana?

Para algumas mulheres o mal estar matinal está começando a amenizar, mas para outras pode estar piorando. O mau humor, irritação, sensibilidade podem estar à flor da pele, mas fique tranquila, tudo isso faz parte.

A barriguinha começa a se arredondar e a cintura está cada vez mais larga, logo mais estará perceptível.

A pele do rosto começa a ficar mais avermelhada por causa do aumento do hormônio progesterona. Durante a gestação o seu volume de sangue aumentará de 40 a 50%. Devido a esse fator, você vai notar com mais facilidade as veias principalmente na barriga, nas mamas e nas pernas.

Cuidado com o ganho excessivo de peso. O ganho de peso na gravidez varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher. Não é necessário fazer dieta durante a gestação a menos que seja uma recomendação médica.

Se o seu peso aumenta mais que o recomendado, mas você consome alimentos saudáveis, as chances de voltar ao seu peso logo após o parto são maiores.

Procure alimentar-se da forma mais saudável possível, evitando sempre alimentos ricos em gorduras, frituras, carnes mal passadas, peixes crus, alimentos ricos em açúcar, bebidas que possuem muita cafeína, bebidas alcoólicas. Coma muitas frutas, verduras e beba sempre muita água para ficar bem hidratada.

E o papai, como está?

Muitas vezes, o casal tem o mesmo sentimento e quando compartilhado, fortalece-se junto. Permita-se expressar tanto os seus medos como as suas alegrias.

Apoie, compartilhe, tenha paciência com todas as etapas dessa gravidez tão abençoada. Afinal, o bem mais precioso está crescendo e se desenvolvendo no ventre da mamãe.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você