Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Volta as aulas significa retomar à rotina!

Volta as aulas significa retomar à rotina!
Comunidade Materna
jan. 16 - 4 min de leitura
000

Voltar as aulas significa retomar à rotina. A maioria das pessoas, inclusive crianças, se debatem com a tal da rotina, mas... não tem jeito, ela existe como forma de organizar o nosso dia para que possamos aproveitar as nossas atividades da melhor forma.

volta as aulas, apesar de trazer toda a excitação do reencontro com os amigos da escola, significa o retorno à rotina!

Teremos que retomar de onde paramos, relembrando hábitos diários, horários, organização no tempo e no espaço dos nossos dias, para que tudo funcione bem.

É fácil de entender que depois da pausa no meio do ano, o corpo e a mente levem um tempo para se adaptar novamente à rotina, deixando de lado os hábitos que adquirimos durante o período de férias.

Até o nosso sono muda nessa fase de adaptação, pois sairemos do relax total, sem compromissos com hora marcada, para um tempo “contado no relógio” onde teremos que nos preocupar com produtividade.

Mas as crianças não estão sozinhas, a família toda irá sentir essa retomada, incluindo pais e, até mesmo, ajudantes.

As mudanças entre o período de férias e a volta as aulas nos sacodem da nossa zona de conforto e não existe receita para que tudo aconteça da forma mais amena possível. Porém, existem algumas dicas que podem auxiliar a suavizar, ou minimizar os “choros” e a irritabilidade que algumas crianças apresentam neste retorno.

Dicas para retomar a rotina na volta as aulas

  1. Busque sempre focar no lado positivo que a volta as aulas pode trazer:
     
  2. Cante as músicas da escola, em casa, faça as coreografias e divirta-se com o pequeno.
     
  3. Relembre os trajetos realizados (casa/escola), ressaltando o que a criança aprecia nele.
     
  4. Ver, junto com a criança, fotos e vídeos com os amigos da turma pode auxiliar a estabelecer um clima positivo para a volta as aulas.
     
  5. Tente colocar as crianças para dormir uns 15/20 minutinhos mais cedo, pois isso as ajudará a ter disposição ao acordar no horário da escola.
     
  6. Mais uma vez vale acionar a memória afetiva dos momentos passados na escola: relembre as músicas cantadas para a rotina escolar e aplique-as na rotina diária (música para o lanche, para lavar as mãos, ...)
     
  7. Ainda falando de vínculos afetivos, que tal comprar uma lembrancinha para a professora? Este ato vai tornar o primeiro dia de aula especial e esperado pela criança.
     
  8. Relembre com a criança uma história divertida que aconteceu na escola, riam juntos, lembre que a escola também tem seus momentos de diversão.
     
  9. Encape os cadernos antigos, junto com a criança, customizando-os com adesivos ou stickers de personagens ou temas de interesse da mesma. Isso dará nova cara ao material escolar e ajudará a renovar as energias para a volta às aulas.
     
  10. Aos pequeninos, reforce que eles ficarão apenas por um período na escola e quando chegarem em casa encontrarão a família, poderão ver o vídeo que gostam, verão com os amigos do prédio, tudo estará no mesmo lugar. Isso traz auto confiança para as crianças.

  11. Vá para cozinha com seu pequeno e façam juntos um delicioso lanche de volta as aulas. Mande uma quantidade extra para ser distribuída para a professora e amigos.

  12. No mais, mostre que este momento é legal (um dia ele terá saudades). Fale para a criança, com segurança, que a escola é um lugar muito bacana e importante na vida da gente. Quanto mais segura você estiver, mais firmeza seu filho encontrará para encarar essa retomada.

    Espero que estas dicas tenham ajudado ou, ao menos, fomentado a sua imaginação para tornar a volta as aulas um momento muito especial para suas crianças.

    Lembre-se que cada criança é única e, com certeza, você encontrará as chaves para acionar os ganchos afetivos que vão fazer com que os primeiros dias da volta as aulas sejam alegres e divertidos.

    Para finalizar, depois de toda essa preparação para tornar a volta as aulas um momento memorável, vale tirar fotos para guardar e acompanhar nos próximos anos.

    Boa volta as aulas!

    Abraços,
    Andreia S. Jenkins

     

    Andreia S. Jenkins é educadora, formada em Literatura pela UFRJ e consultora sobre comportamento infantil e relação mãe-filho.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você