Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Queda de cabelo no pós-parto é normal?

Queda de cabelo no pós-parto é normal?
Comunidade Materna
abr. 21 - 4 min de leitura
000

Durante todos os 9 meses da gestação o corpo da mulher passa por uma grande quantidade de mudanças e uma dessas mudanças é nos cabelos. Muitas mulheres percebem que durante a gravidez os cabelos ficam mais saudáveis e fortes, não é mesmo?

Isso se dá por causa do aumento nos níveis hormonais que durante a gestação estão a todo vapor. O que acontece é que logo que o bebê nasce a consequência disso tudo vem à tona: é quando ocorre a queda de cabelo no pós-parto.

Acontece que durante a gravidez, os hormônios acabam impedindo aquela queda de cabelo que é natural para todo mundo. Por conta desses níveis elevados de hormônios os folículos capilares das gestantes entram em uma fase chamada repouso. Essa fase faz parte do ciclo de crescimento dos cabelos.

Então, por volta de dois a três meses após o nascimento do bebê, quando os níveis de hormônios voltam para seus níveis normais se inicia um processo de queda de todos aqueles cabelos que não caíram durante a gestação. Entendeu?

Leia também: Pós-parto: quanto tempo depois podemos fazer exercícios?

A queda de cabelo no pós-parto é algo extremamente comum, embora seja também muito desagradável. Entretanto ela não ocorre de maneira igual para todas as mulheres visto que algumas sofrem uma queda mais severa enquanto outras sofrem com uma queda mais suave.

Além dos fatores hormonais os especialistas ainda asseguram que diversos outros fatores também podem contribuir para a queda de cabelo no pós-parto.

Uma destas causas é o estresse, comum para mulheres que recém tiveram um bebê. Além disso, mudanças rápidas no peso e cirurgias também podem levar à queda de cabelo.

Logo, uma mulher que recentemente pode ter passado por tudo isso junto, ou seja, variação hormonal, estresse, cirurgia cesariana e variação no peso, tem um prato cheio para a queda de cabelo no pós-parto.

Então a queda de cabelo no pós-parto é normal?

Na verdade, a queda de cabelo é algo normal nas nossas vidas e nossos fios de cabelo estão constantemente passando por um ciclo.

Saiba ainda que uma mulher perde, normalmente, de 100 a 120 fios por dia. Já no pós-parto esse número pode subir para 500 fios diários. É realmente assustador, mas não é motivo de preocupação.

Claro que também não há como contar os fios para saber se a queda está dentro do esperado, mas o mais importante é saber que a queda de cabelo no pós-parto acontece de uma forma uniforme.

Então, se você perceber falhas de cabelo, é sinal que algo não está certo. Além disso, se o problema estiver persistindo por muito tempo também é aconselhável buscar a ajuda de um profissional.

Mas a queda de cabelo no pós-parto está incomodando muito!

Em situações públicas a queda de cabelo pode se tornar um verdadeiro incomodo para a mulher, tanto pela aparência rala dos cabelos quanto pela quantidade de fios que ficam pendurados na roupa.

Uma dica para minimizar o problema nessas situações é lavar bem os cabelos antes de sair de casa, pois desta forma os fios que estão quase caindo caem logo.

Outra dica importante é escovar bem o cabelo para retirar os fios que já caíram mas seguem presos. Usar uma escova com bolinhas nas pontas ajuda a estimular a irrigação do couro cabeludo, auxiliando no nascimento dos próximos fios.

Fazendo essas duas coisas, todos os fios que tiverem que cair vão acabar caindo em uma situação controlada, quando você pode dar conta deles.

Lembre-se novamente que a queda de cabelo no pós-parto acontece de forma homogênea e se você notar falhas deve procurar seu médico antes mesmo dos 6 meses.

Por fim tranquilize-se e aproveite o seu bebê pois depois de seis meses a situação da queda de cabelo no pós-parto costuma se normalizar e o seu bebê merece toda sua atenção.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você