Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Quando começar a escovar os dentes do bebê?
Comunidade Materna
fev. 6 - 4 min de leitura
000

Eu sei, a resposta mais óbvia seria “quando os dentes nascerem” o que seria aproximadamente perto dos seis meses de idade. Porém, este é um pequeno engano, segundo pesquisas, a higiene da boca do bebê pode e deve ser iniciada muito antes disso.

Você já ouviu falar da cárie de mamadeira? Ela acontece quando o bebê dorme após mamar e sem ter sua boca lavada. Pois até mesmo o leite materno contém açúcar, e o leite de fórmula, igualmente.

Leia Mais - Cárie da Mamadeira

Sendo assim, o primeiro cuidado com a boca do bebê começa desde os primeiros meses, a rotina é importante para os bebês e vai ajudar a formar os hábitos, por isso, quanto antes você iniciar, melhor. Desta forma a criança vai se habituar ao processo. Uma dica é você sempre conversar com o bebê enquanto realiza a limpeza da boquinha, o que promove uma sensação de segurança e bem estar, assim o bebê vai associar a limpeza com uma sensação boa.

Como escovar os dentes do bebê?

Nos primeiros meses o processo seria o de limpar as gengivas, bochechas e a língua com um pano ou gaze úmida. Pode ser feito duas vezes ao dia, porém deve ser feito principalmente antes de colocar o bebê para dormir. Para esta higienização, também existe uma dedeira própria, que é recomendada após o terceiro mês.

 

Massageador de Gengiva - Sana Babies

Como fazer a escovação após o nascimento dos primeiros dentes?

Antes do primeiro ano de idade:
Entre o nascimento dos dentes e o primeiro aninho do bebê é recomendado o uso de uma escova própria para a idade e pasta de dente especial para bebês, porém em quantidade mínima e a escovação pode ser feita duas vezes ao dia. Nesta fase, também pode ser feita a higienização com a gaze umedecida ou dedeira usando de uma pequena quantidade de pasta de dente ao invés de utilizar a escova.

Já que estamos falando nos dentes, você sabia que eles têm uma grande importância no desenvolvimento da fala? Também por este motivo, é importante cuidar dos dentinhos para que nenhum deles se perca antes do tempo, pois atrasaria o desenvolvimento da comunicação do bebê, uma vez que, segundo especialistas, os dentes ajudam na pronúncia dos fonemas.

Após um ano de idade:
Após o primeiro ano, a escovação deve ser feita com escova adequada para a idade e também pasta de dente especial, lembrando que é perigosa a ingestão de grandes quantidades de flúor. Quando o bebê já tiver condições de realizar sozinho a escovação sem engolir a pasta, você pode deixar que ele escove sozinho, e depois você também escova para fazer a limpeza adequada. Mas o fato de ele começar a escovar os dentes sozinho ja vai criar este novo e importante hábito.

Leia Mais - O que esperar da primeira visita ao dentista?

Outros cuidados importantes são o de levar a criança ao dentista desde o início da formação dos dentes, ele poderá avaliar e acompanhar o processo desde o início, o que é muito bom. Também é importante cuidar com o excesso de açúcar na alimentação, o que normalmente é a razão das cáries junto com a má escovação. Seguindo essas dicas, você com certeza estará promovendo um correto cuidado com a higiene bucal de seu bebê!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você