Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Principais dúvidas na hora do banho do bebê

Principais dúvidas na hora do banho do bebê
Comunidade Materna
ago. 23 - 5 min de leitura
000

 

Qual será a temperatura ideal para o banho? 
Será que a água está quente demais?
Como seguro o bebê para ele não escorregar das mãos? 
Como ensaboar? O que lavar primeiro?

São muitas as dúvidas que aparecem na hora de preparar e dar o banho no bebê, por isso para muitos pais o primeiro banho pode ser um desafio.

No início pode parecer confuso e muito difícil, mas depois a mamãe e o papai vão adquirindo prática e tudo fica mais tranquilo e divertido. Dar banho no bebê é extremamente prazeroso para os pais e as dúvidas são absolutamente normais, vamos te ajudar com algumas delas:

Qual o melhor local para dar o banho? 

Se possível, o ideal é que o banho seja dado no mesmo ambiente em que o bebê será trocado para que evite correntes de ar, se não for possível enrole bem o bebê na toalha para levá-lo de um cômodo para outro. A banheira deve estar montada em local seguro (em cima de um suporte próprio para a banheira ou de uma bancada firme e é preciso ter espaço para que a mamãe possa se movimentar enquanto dá o banho no bebê.  Antes de começar a dar o banho no bebê confira se tudo o que irá precisar está separado e fácil de ser manuseado.

A água do banho precisa ser filtrada? Qual a temperatura ideal da água para dar o banho no bebê?

Não, a água não precisa ser filtrada e nem fervida desde que seja tratada e de boa procedência e qualidade. A temperatura ideal deve ser entre 36°C e 37°C (observe a temperatura do dia, em dias mais quentes a água pode ser morna em dias mais frios pode ser de morna para mais quentinho). Comece enchendo a banheira com a água fria e depois adicione a quente até chegar na temperatura desejada, misture bem a água para deixar a temperatura igual (homogênea). Para saber a temperatura da água do banho use um termômetro de banho ou coloque o antebraço na água para verificar a temperatura.

Qual a quantidade ideal de água devo colocar na banheira?

Para ter uma referência a quantidade de água para que o bebê não corra riscos, o ideal é que a água fique na altura do umbigo com o bebê deitado em seus braços. Muita água pode fazer com que os pais ou cuidador perca o controle em manter a cabeça do bebê fora de perigo e pouca água pode faze - lo passar frio. Quando o bebê estiver sentando sozinho a água deve ficar na cintura do bebê

Qual o melhor horário para dar o banho?
Posso dar mais de um banho por dia?

O melhor horário do banho pode ser adaptado a rotina da mãe, os papais gostam de participar dos cuidados com os bebês, mas só podem fazer isso a noite e não tem problema algum dar o banho a noite. Em geral, um único banho é o suficiente, mas em dias onde a temperatura está muito quente o bebê pode tomar dois banhos sendo um pela manhã ou perto do almoço e outro à noite para relaxar e ajudar a dormir.

Por onde começar o banho?
É preciso trocar a água no final do banho?

Antigamente, ainda na maternidade os pais eram orientados a embrulhar o bebê em uma toalha fralda para não deixa-lo sentir frio, primeiro lavar o rosto a cabeça desembrulhar a criança e dar banho no corpinho, todo este trabalho vem sendo poupado pelos pediatras que tem orientado os pais principalmente os de primeira viagem a colocar o bebê na banheira (dentro da água) e iniciar o banho pela cabeça porque o couro cabeludo é onde a sujeira mais gosta de ficar e quando lavada por último a sujeira passa pelo corpinho do bebê que já está limpo. O bebê não tem tanta sujeira que possa comprometer a água do banho, então desde que os pais limpem o bumbum do bebê antes de colocá-lo na banheira não tem necessidade de trocar a água ou fazer um enxague separado no corpinho do bebê.

É necessário lavar a cabeça do bebê todos os dias?

Em recém-nascido o ideal é que lave todos os dias, o couro cabeludo do bebê pode ficar com algumas crostinhas (devido ao parto), uma dica é passar um pouco de óleo (próprio para bebês) na cabecinha antes do banho para amolecer assim saíra mais fácil durante o banho. Se o bebê toma dois banhos por dia, não precisa lavar a cabeça nos dois banhos, somente em um já é o suficiente.

 Dicas para o banho do bebê:

  • Recém-nascidos não precisam de shampoo, o indicado são os sabonetes líquidos da cabeça aos pés, dê preferência aos sabonetes neutros de glicerina, pois apresentam menos riscos de alergia.
  • Os brinquedode banho podem ser oferecidos para o bebê por volta dos quatro meses que é quando o bebê já é capaz de brincar com eles.
  • Buchas devem ser usadas somente em crianças maiores, quando as brincadeiras resultam em sujeiras mais pesadas.
  • A banheira do bebê deve ser lavada pelo menos uma vez na semana com esponja, sabonete neutro ou detergente.

 

Beijos e Até

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você