Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Paternidade positiva! A importância do pai no desenvolvimento da criança

Paternidade positiva! A importância do pai no desenvolvimento da criança
Comunidade Materna
set. 24 - 4 min de leitura
000

 

Nas últimas décadas o papel do pai na sociedade tem sofrido uma grande transformação. Aquela figura do provedor foi se modificando ao longo dos anos, devido às próprias transformações nas estruturas familiares bem como nos padrões culturais e sociais.

Atualmente, através de estudos, é comprovado que toda emoção que a mãe sente durante o período de gestação, tem influência direta na evolução e desenvolvimento da criança. Por isso é que desde essa etapa a presença do pai já é importante, tanto acompanhando as consultas ao obstetra quanto participando de todo o processo pelo qual a futura mamãe está passando. Com isso é possível transmitir segurança para a gestante e mostrar ao bebê o quanto ele é amado.

Já os primeiros anos de vida, é quando a criança tem a maior necessidade de valores e referências, que terão um peso considerável e estarão presentes na sua vida até a idade adulta.

Nesta fase a criança está em formação e é muito importante o tempo que ela recebe atenção do pai. Sendo assim, procure se esforçar para ter este tempo, contar uma historinha na hora de dormir, rolar no chão, brincar, levar o pequeno na pracinha e ouvir o que a criança tem para contar, ouvindo-a de verdade e não de maneira superficial. Mais do que simplesmente dedicar tempo, a paternidade positiva exige tempo de qualidade, bem empregado e focado.

Este tempo dedicado à criança, são fundamentais para criar um vínculo e dar referências de comportamento à criança.

Mas afinal, como exercer a paternidade positiva?

No decorrer dos anos as mudanças foram tantas que atualmente não se pode exigir um padrão de pai como se fazia antigamente, onde o modelo da família era o patriarcal. Naquele tempo o pai que mantivesse a figura de provedor, autoritário e cuidasse da segurança financeira e física da família, estaria cumprindo perfeitamente sua função.

O fato é que o tempo passou e essas são ideias que devem mudar. O que acontece é que, segundo pesquisa da Better Balance, 74% dos homens acreditam que o tempo empregado em seus trabalhos os impede de ser os pais que gostariam.

Entretanto, a maioria se esquece que todo esforço é pouco quando o assunto é paternidade positiva, visto que o envolvimento da figura paterna contribui fortemente para o desenvolvimento da criança.

O mais intrigante é que já existem estudos que afirmam que a ausência da figura paterna pode causar danos psicológicos na vida da criança. Nos casos de ausência definitiva, como morte, ou quando o pai não assume a paternidade, é aconselhável que esta ausência seja trabalhada com a criança desde cedo, buscando minimizar esta falta ou este abandono, numa linguagem apropriada a sua idade, nunca ignorando o fato.

O que os pais precisam saber para praticar a paternidade positiva é que não é preciso ter muito tempo para isso, basta que esse tempo seja de qualidade. Isso é o que importa.

Sendo assim, vamos ver abaixo algumas dicas de atitudes para praticar a paternidade positiva, contribuindo para o desenvolvimento das crianças.

  • A boa relação entre pai e mãe fortalece e estimula uma boa relação com o filho.
  • Muito mais importante que quantidade é a qualidade do tempo juntos. Melhor passar uma hora brincando de verdade com o seu filho do que duas horas fazendo ele dividir sua atenção com o celular, por exemplo.
  • Aprenda a regular suas próprias emoções para que elas não interfiram negativamente na vida da criança. Isso é de extrema importância, por exemplo, em casos de pais separados que não se dão bem.

Por fim, se esforce, afinal, cada dia na vida do seu filho é único e todo o esforço é pouco quando o assunto é fazê-los felizes. Não perca a chance de aplicar a paternidade positiva e veja os resultados no desenvolvimento dos seus filhos.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você