Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que ensina o método montessoriano sobre o desfralde

O que ensina o método montessoriano sobre o desfralde
Comunidade Materna
set. 26 - 4 min de leitura
000

 

desfralde é sempre um período cheio de dúvidas, tanto para os papais que tem que botar essa tarefa em prática, quanto para os pequenos que tem que assimilar essa mudança.

Acontece que o método montessoriano tem sua própria visão desse momento você verá a seguir boas dicas para quem quer utilizar essa abordagem.

A primeira lição então é que não são os pais que decidem o momento de realizar o desfralde e sim a criança quando achar que está pronta. Isso porque esse é um momento bem mais profundo, cujo desejo de realização deve partir da criança, sempre.

O mais importante de tudo é também não julgar a criança, afinal, cada um é único e o período para que isso aconteça é bem variado e elástico. Sendo assim, saiba que nem todas as crianças desfralda entre os 2 e 3 anos sendo que algumas realizam o processo antes disso e outra depois.

Então, o melhor é sempre observar o desenvolvimento emocional e neurológico da criança, para entender se ele está pronto, de fato.

Mas afinal, o que ensina o método montessoriano sobre o desfralde?

A abordagem montessoriana afirma que o principal de tudo é observar a criança e seu amadurecimento emocional. Assim é possível oferece todos os recursos necessários no tempo certo para que o desfralde aconteça de forma independente. Veja algumas dicas de como fazer o desfralde montessoriano:

1º Saiba que é um processo natural

Cada criança é única e reage de uma maneira em relação aos processos de amadurecimento pelos quais passa. Sendo assim, os pais podem deixar de lado a ideia de desfralde em 4 dias.

O melhor de tudo é não criar expectativa a esse respeito, diminuindo a ansiedade em família pois isso influencia o resultado da criança.

Então, fale naturalmente sobre o assunto com a criança, explique os motivos pelos quais ela deveria já usar o vaso e explique que o coco e xixi são coisas que nosso corpo não precisa mais.

Além disso, evite fazer cara feia quando for limpar a criança, por exemplo. Isso porque essa atitude gera uma atmosfera negativa em relação as funções do corpo.

2º Crianças são curiosas e gostam de imitar

As crianças são, naturalmente curiosas, e gostam de imitar os adultos em suas ações. Com o vaso sanitário não seria diferente!

A dica, então, é optar por um penico e deixa-lo à mostra. Quando a criança observar os pais utilizando o vaso sanitário, ela vai querer imitar e o penico já estará disponível.

3º Crianças aprendem pelo ritual

O fato é que entre 18 e 24 meses, as crianças se interessam também por todo o ritual que envolve a ida ao banheiro. Sendo assim elas já começam a brincar tirando e botando a calça, por exemplo.

Uma dica para deixar tudo mais interessante, então, é apostar em roupas fáceis, que as crianças possam tirar e botar sozinhas e com mais facilidade.

Aproveite o interesse da criança e vá ensinando o ritual aos poucos que é: tirar as calças, sentar no vaso sanitário (ou penico), como se usa o papel higiênico, dar descarga e lavar as mãos.

4º Promova a independência

Uma das maiores premissas do método montessoriano é promover a independência da criança e na hora do desfralde não seria diferente. Então, crie um ambiente no qual a criança possa fazer suas necessidades por conta própria.

É interessante também não deixar o penico em qualquer lugar da casa pois ela precisa aprender o lugar das coisas.

Por fim, os papais devem estar sempre preparados para os acidentes pois eles acontecerão algumas vezes, principalmente no início do processo. Então aproveite essas dicas, afinal agora você já sabe o que ensina o método montessoriano sobre o desfralde. Boa sorte!

 

Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você