Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gravidez de múltiplos

Gravidez de múltiplos
Comunidade Materna
ago. 3 - 3 min de leitura
000

Gravidez de múltiplos é quando no útero materno se desenvolvem simultaneamente dois ou mais embriões. Esse tipo de gravidez é menos comum, e normalmente exige mais do corpo da futura mamãe, o que demanda de alguns cuidados especiais, por isso é considerada de alto risco, não porque sempre exista complicações, mas justamente por causa de ser diferenciada.

Algumas outras coisas são comuns na gestação de múltiplos como a fadiga extrema e o aumento dos enjoos matinais, considerando que a quantidade de hormônios nesses casos é maior podemos entender que alguns sintomas também o sejam.

Por que a gravidez de múltiplos acontece?

 

Vários são os fatores que predispõem uma mamãe à uma gestação de múltiplos sendo eles naturais e tecnológicos.

Entre os fatores naturais estão a herança genética (quem tem gêmeos na família ou é filho de gêmeos tem maior possibilidade de ter uma gestação de múltiplos), a idade (após os 30 anos devido ao organismo produzir mais hormônios para estimular a ovulação aumentam as possibilidades de uma gestação de múltiplos), quantidade de gestações (o fato de ter tido uma gestação anterior especialmente de múltiplos, aumenta as possibilidades também).

Das razões tecnológicas, a mais comum é por ter realizado um tratamento ou processo “in vitro” para engravidar, como vários óvulos são colocados, é possível que se desenvolva mais de um embrião.

Quais os riscos de uma gravidez de múltiplos?

O risco mais comum é de um parto prematuro, o que segundo estudos, acontece em 50% dos casos de gêmeos e 9 em cada 10 casos de partos de trigêmeos.

Pode haver também quantidade anormal de líquido amniótico, hipertensão induzida pela gravidez, anemia ou aborto espontâneo. Para os bebês as complicações podem ser defeitos congênitos ou a Síndrome do gêmeo desvanecido (quando se perde um dos gêmeos e a perda é sentida de forma impactante pelo gêmeo sobrevivente).

Cuidados durante uma gravidez de múltiplos

Agora que já conhecemos os riscos, podemos antecipar alguns cuidados. Para começar, invista no pré-natal levando a sério os conselhos de seus médicos. Outros cuidados seriam:

  • Preste atenção à sua pressão arterial
  • Controle mais ainda seu peso, cuidando especialmente para evitar a diabetes gestacional
  • Tenha cuidado com as atividades físicas e esforço, mesmo que seja recomendado continuar a realizar as atividades, em caso de gestação de múltiplos, se diminui um pouco o ritmo!
  • Cuide da sua alimentação. Sempre importante, especialmente pensando que estará comendo por três ou mais!!!

O que define gêmeos idênticos ou diferentes?

Existem dois tipos de gestação de múltiplos, a Bivitelina e a Univitelina. É praticamente o que define se os gêmeos serão idênticos ou não.

A gravidez univitelina acontece quando um espermatozoide fecunda o óvulo e ele se divide e gera mais de um embrião, mas com as mesmas características, formando dois ou mais bebês na mesma placenta, resultando em Gêmeos Idênticos.

Na gravidez bivitelina, espermatozoides diferentes fecundam óvulos diferentes, gerando dois ou mais bebês em placentas diferentes e assim os bebês apresentam características diferentes, a nutrição também ocorre de forma diversa e cada bebê pode nascer com peso totalmente distinto.

E você já descobriu se os seus bebês serão gêmeos iguais ou diferentes? Deixe aqui nos comentários 😉

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você