Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O primeiro momento da amamentação

O primeiro momento da amamentação
Comunidade Materna
ago. 2 - 3 min de leitura
000

 

Primeiro momento da amamentação

Assim que a mulher engravida a palavra amamentação passa ser um assunto constante no seu dia a dia, num primeiro momento surgem as dúvidas, depois as pesquisas de como será e por último a incerteza se vai ou não conseguir amamentar.

Perguntas frequentes como: Já posso amamentar assim que o bebê nasce? E se não tiver leite? E se meu leite for fraco?

Minha dica para você que está grávida é curtir cada momento da sua gravidez, vivenciar um momento único que é o parto e com muita tranquilidade aprender junto com seu filho cada etapa que está por vir, o que inclui a amamentação que será um aprendizado para os dois.

Mas respondendo uma preocupação de muitas grávidas hoje que é saber se o bebê pode ser amamentado assim que nasce, a resposta é sim. O bebê já pode ser amamentado assim que nasce, algumas mães conseguem amamentar ainda na sala de parto, outras já no quarto e ainda existem casos onde a amamentação vai fluir de maneira tranquila depois da sua chegada em casa, portanto mantenha sempre a tranquilidade e tenha confiança em você.

Para entender melhor, assim que o bebê nasce não é exatamente leite que sai do peito da mãe, mas sim o colostro que é a primeira forma do leite materno, o colostro é rico em imunoglobulinas (anticorpos) que ajudarão a defender o recém-nascido, além disso possui proteínas e ajuda na eliminação das primeiras fezes do bebê. A importância do colostro é tão grande que ele é considerado a primeira vacina que o bebê recebe.

Depois de alguns dias e não tem uma regra se serão dois, três ou quatro dias, o leite materno vai mudando naturalmente sua composição de acordo com a necessidade do bebê.

Não se preocupe em já ter leite em excesso, porque o leite desce devagar para que o bebê possa com calma sugar e aprender a mamar. O que vai estimular a produção do leite é a sucção do bebê. Não se desespere se o recém-nascido não conseguir mamar na primeira tentativa, o bebê não nasce morrendo de fome, ele tem uma reserva que não o deixa faminto por algumas horas após seu nascimento, a natureza é perfeita!

Aos poucos mãe e filho vão criando laços e uma relação de afeto e amor, a amamentação é um ato totalmente natural, por isso procure simplesmente deixar acontecer!

 

Texto: Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você