Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O desenvolvimento do bebê começa no primeiro minuto de vida

O desenvolvimento do bebê começa no primeiro minuto de vida
Comunidade Materna
out. 7 - 4 min de leitura
000

Talvez você não esteja acreditando, mas é isso mesmo, o desenvolvimento do bebê começa no primeiro minuto em que vem ao mundo, o recém-nascido é muito mais esperto do que pensam os pais.

O bebê nasce com os sentidos apurados, ouvindo, enxergando, sentindo cheiros, daí o motivo pelo qual choram tanto ao nascer, durante nove meses estiveram na barriga da mãe, calmos e protegidos e sendo alimentados e de repente estão na sala de parto onde encontra vozes altas e ruídos que incomodam seus ouvidos, luzes que incomodam os olhos, e cheiros fortes de desinfetantes usados para esterilizar a sala de parto que agridem seu olfato. Não fosse tudo isso ainda tem as mãos que puxam, limpam, medem, pesam, mas são tão espertos que basta colocá-los próximo a mãe que se acalmam com o cheiro e a voz materna, sim muito espertos, eles já conhecem sua mãe.

Nos primeiros dias de vida o bebê consegue enxergar objetos e rostos de maneira mais definida quando colocados a uma distância entre 15 a 20 cm próximo do seu rosto, portanto mamãe apesar de dormirem a maior parte do tempo e estar na maioria do dia com os olhinhos fechados, aproveite o pouco tempo acordado para cantar e conversar com seu bebê de perto, você irá notar que ele presta atenção e fica admirado com a figura materna.

Ao nascer os bebês já respondem a estímulos sonoros, quando colocados próximos a barulhos muito altos eles jogam o corpinho para trás e a sua respiração acelera, fazem isto em sinal de incomodo e susto. A audição do bebê está formada desde o quinto mês de gravidez, por isso é importante conversar com o bebê ainda na barriga para estimular a audição.

O olfato do bebê está completamente desenvolvido ao nascer, prova disto é que muitos reconhecem a mãe pelo cheiro, portanto para não agredir o narizinho do bebê é importante evitar o uso de produtos com cheiros fortes.

O bebê demonstra suas vontades, ele chora quando está com a fralda suja ou quando está com sono, fica com os braços e pernas agitados quando está irritado ou com alguma coisa incomodando, mordem e puxam o bico do seio quando não conseguem abocanhar para mamar, basta observar o comportamento do bebê e logo os pais poderão perceber manifestações de personalidade e inteligência do seu filho, começarão a entender o que o bebê gosta e o que incomoda ele.

Observe o bebê e você irá notar que já nos primeiros dias ele joga os bracinhos, vira a cabecinha de um lado para o outro, procura o seio materno para sugar o leite e deglutir, a cada dia que passa ele começa a se mexer mais no berço, o desenvolvimento no primeiro mês é rápido e a cada dia os pais vão perceber evoluções.

Já que o bebê nasce com os sentidos bem desenvolvidos os pais podem ajudar a estimular o desenvolvimento. É importante neste comecinho deixar o bebê calmo, o ambiente durante o dia precisa ser tranquilo e sem barulho muito alto o que não significa silêncio absoluto a criança precisa diferenciar a tranquilidade do dia e o silêncio da noite, ainda durante o dia deixe que as sonecas sejam feitas em ambiente claro, mas sem claridade excessiva. Cheiros fortes e muitas pessoas ao redor podem deixar o bebê agitado.

O bebê gosta de carinho e quem não gosta? Segura-lo com carinho, falar baixinho, conversar com ele ou cantar para ele com suavidade são excelentes estímulos para que ele comece a se desenvolver perfeitamente. Todas as experiências da criança desde o primeiro minuto de vida, podem influenciar na sua futura personalidade, por isso é muito importante o comportamento dos pais com o filho desde o comecinho.

A presença da mãe e o colo do pai, o carinho e os cuidados, são fundamentais para o desenvolvimento e são experiências que acompanharão a criança pelo resta da vida.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você